Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação.
[Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; v. 6, n. 2 (2016)]
Artigo
Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação.

Resumo: O estudo de usuários da informação é imprescindível para o conhecimento do uso, aperfeiçoamento, relações e distribuição de recursos de sistemas de informação. Objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades, hábitos de uso da informação de usuários reais ou potenciais. Na Arquivologia, os estudos voltados para usuários são exíguos. Este trabalho objetivou traçar o perfil do usuário interno de um serviço de arquivo de recursos humanos de uma instituição pública, bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo arquivo e as necessidades de informação deste usuário. A metodologia consistiu na análise exploratória quantitativa de dados, para traçar o perfil e avaliação do serviço de arquivo através de aplicação de questionário, e num segundo momento analise qualitativa verificando as necessidades de informação através de entrevista, aliada com observação não participante que verificou o processo de busca e recuperação da informação. Os resultados apontam para usuários em sua maioria do sexo feminino, com mais de 10 anos de serviço, que utilizam diariamente o serviço arquivístico. Os usuários utilizam o sistema de recursos humanos, embora sua confiabilidade não seja total, devido a erro humano. Concluiu-se que o serviço de arquivo interno de Recursos Humanos atende de maneira satisfatória as demandas de seus usuários.

Palavras-chave: Arquivologia. Estudo de Usuários. Usuário Interno de Arquivo. Necessidade de Informação.



Como citar
BALBINO, G. M. S. Estudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação.. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 6, n. 2, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/64384. Acesso em: 30 nov. 2022.

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DescriptorEstudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação.
BALBINO, Giseli Milani Santiago
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 6, 2016. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/3098 (pt-BR) 3
TitleEstudo de usuário interno em serviços de arquivos de recursos humanos: avaliação da qualidade de serviços e necessidades de informação. (pt-BR) 3
AuthorBALBINO, Giseli Milani Santiago (pt-BR) 1
Access Linkhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/3098/1856 (pt-BR) 3
IssueMúltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 6, 2016. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoMúltiplos Olhares em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-08-06 (pt-BR) 1
hasAbstractO estudo de usuários da informação é imprescindível para o conhecimento do uso, aperfeiçoamento, relações e distribuição de recursos de sistemas de informação. Objetiva identificar e caracterizar os interesses, as necessidades, hábitos de uso da informação de usuários reais ou potenciais. Na Arquivologia, os estudos voltados para usuários são exíguos. Este trabalho objetivou traçar o perfil do usuário interno de um serviço de arquivo de recursos humanos de uma instituição pública, bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo arquivo e as necessidades de informação deste usuário. A metodologia consistiu na análise exploratória quantitativa de dados, para traçar o perfil e avaliação do serviço de arquivo através de aplicação de questionário, e num segundo momento analise qualitativa verificando as necessidades de informação através de entrevista, aliada com observação não participante que verificou o processo de busca e recuperação da informação. Os resultados apontam para usuários em sua maioria do sexo feminino, com mais de 10 anos de serviço, que utilizam diariamente o serviço arquivístico. Os usuários utilizam o sistema de recursos humanos, embora sua confiabilidade não seja total, devido a erro humano. Concluiu-se que o serviço de arquivo interno de Recursos Humanos atende de maneira satisfatória as demandas de seus usuários. (pt-BR) 3
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Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 6, 2016. (Artigo) () 3
SourceMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; v. 6, n. 2 (2016) (pt-BR) 3
Source2237-6658 (pt-BR) 3
ThemaArquivologia (pt-BR) 1
ThemaEstudo de Usuários (pt-BR) 1
ThemaUsuário Interno de Arquivo (pt-BR) 1
ThemaNecessidade de Informação (pt-BR) 1