INDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO EM ARQUIVOS: A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES
[Arquivo & Administração, v. 5, n. 1, 2006, p. A02.]
Artigo Científico
INDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO EM ARQUIVOS: A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Resumo: A gestão da informação arquivística envolve processos de descrição dos diversos pontos de acesso passíveis de seremrecuperados em unidades oumassas documentais.Atualmente, esta necessidade de descrição pelos diversos pontos de acesso ocorre em qualqueridade da documentação, devido à pelo menos um fator- a automatização dos processos de organização da documentação arquivística. Com a implantação de bases de dados, documentos eletrônicos, o profissional arquivista se vê diante de uma problemática: não é mais possível, em muitos casos, organizarsomente fisicamente as massas documentais acarretando um único acesso intelectual ao documento ou a seu conjunto, mas é necessário também “re-apresentar” esses documentos em meio informatizado através depontos de acesso visando o tratamento de informação com fms de recuperação. Estes pontos de acesso são identificados a partir de processos que vem sendo denominados de indexação e descriçãoarquivística, e possuem interpretações diferentes dependendo do espaço informacional onde estes documentos estão inseridos. Neste artigo, pretendemos problematizarestes dois processossituando o“lócus” onde estes dois conceitossão formados, ou seja, as bibliotecas e os arquivos.

Palavras-chave: Descrio. Indexao. Ponto DeAcesso. Tratamento e Recuperao de Informao.



Como citar
CAMPOS, M. L. A. Indexação e descrição em arquivos: a questão da representação e recuperação de informações. Arquivo & Administração, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/51656. Acesso em: 03 out. 2022.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
17
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorINDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO EM ARQUIVOS: A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES
CAMPOS, Maria Luiza Almeida
Arquivo & Administração, n. 1, v. 5, 2006. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000029461 (pt-BR) 3
TitleINDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO EM ARQUIVOS: A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES (pt-BR) 3
AuthorCAMPOS, Maria Luiza Almeida (pt-BR) 1
Access Linkhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/62332 (pt-BR) 3
Access LinkPDF:_repositorio/2018/02/pdf_07e37c2513_0000029461.pdf (pt-BR) 3
IssueArquivo & Administração, n. 1, v. 5, 2006. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoArquivo & Administração (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2006-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA gestão da informação arquivística envolve processos de descrição dos diversos pontos de acesso passíveis de seremrecuperados em unidades oumassas documentais.Atualmente, esta necessidade de descrição pelos diversos pontos de acesso ocorre em qualqueridade da documentação, devido à pelo menos um fator- a automatização dos processos de organização da documentação arquivística. Com a implantação de bases de dados, documentos eletrônicos, o profissional arquivista se vê diante de uma problemática: não é mais possível, em muitos casos, organizarsomente fisicamente as massas documentais acarretando um único acesso intelectual ao documento ou a seu conjunto, mas é necessário também “re-apresentar” esses documentos em meio informatizado através depontos de acesso visando o tratamento de informação com fms de recuperação. Estes pontos de acesso são identificados a partir de processos que vem sendo denominados de indexação e descriçãoarquivística, e possuem interpretações diferentes dependendo do espaço informacional onde estes documentos estão inseridos. Neste artigo, pretendemos problematizarestes dois processossituando o“lócus” onde estes dois conceitossão formados, ou seja, as bibliotecas e os arquivos. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/694/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_29461#00047.pdf () 1
hasIdINDEXAÇÃO E DESCRIÇÃO EM ARQUIVOS: A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES
CAMPOS, Maria Luiza Almeida
Arquivo & Administração, n. 1, v. 5, 2006. (Artigo Científico) () 3
SourceArquivo & Administração, v. 5, n. 1, 2006, p. A02. (pt-BR) 3
ThemaDescrio (pt-BR) 1
ThemaIndexao (pt-BR) 1
ThemaPonto DeAcesso (pt-BR) 1
ThemaTratamento e Recuperao de Informao (pt-BR) 1