Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará
[Revista Fontes Documentais; v. 4 n. 2 (2021): Revista Fontes Documentais - RFD; 19-35]
Biblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará

Resumo: O presente estudo contextualiza-se no período da pandemia de COVID-19, abordando aspectos teóricos e práticos no que diz respeito às bibliotecas e à adaptação administrativa, oferecimento de recursos informacionais. Aborda no referencial teórico questões voltadas aos novos protocolos desenvolvidos pelas bibliotecas neste período, bem como as novas formas de atuação do bibliotecário envolvendo as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, tem como objetivo analisar a atuação da Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (BU-UFC) identificando que aspectos demarcam a atuação da biblioteca e equipe de bibliotecários durante a pandemia. Como resultado recuperou-se 100 notícias apresentadas e discutidas em quatro categorias: a) adaptação dos fluxos administrativos, b) serviços de informação e capacitação do usuário, c) disseminação da informação científica e d) ação cultural. Como conclusão evidencia a atuação da BU e dos bibliotecários em diversos eixos, com o propósito de continuar disponibilizando informação à comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Atuação do Bibliotecário. Biblioteconomia.



Como citar
CHAVES, I. T.; CAVALCANTE, L. P. D. S.; GUERRA, M. U. M. A. Biblioteca universitária e a pandemia de covid-19: relato de atuação na universidade federal do ceará. Revista Fontes Documentais, v. 4, n. 2, p. 19-35, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/165164. Acesso em: 03 out. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorBiblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará
CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Revista Fontes Documentais, n. 2, v. 4, p. 19-35, 2021. () (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/826 (pt-BR) 3
TitleBiblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará (pt-BR) 3
AuthorCHAVES, Italo Teixeira (pt-BR) 1
AuthorCAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos (pt-BR) 1
AuthorGUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque (pt-BR) 1
Access Linkhttps://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/826/1116 (pt-BR) 3
IssueRevista Fontes Documentais, n. 2, v. 4, 2021. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Fontes Documentais (pt-BR) 1
Sessão () 3
Disponibilizado2021-10-21 (pt-BR) 1
hasAbstractO presente estudo contextualiza-se no período da pandemia de COVID-19, abordando aspectos teóricos e práticos no que diz respeito às bibliotecas e à adaptação administrativa, oferecimento de recursos informacionais. Aborda no referencial teórico questões voltadas aos novos protocolos desenvolvidos pelas bibliotecas neste período, bem como as novas formas de atuação do bibliotecário envolvendo as tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, tem como objetivo analisar a atuação da Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (BU-UFC) identificando que aspectos demarcam a atuação da biblioteca e equipe de bibliotecários durante a pandemia. Como resultado recuperou-se 100 notícias apresentadas e discutidas em quatro categorias: a) adaptação dos fluxos administrativos, b) serviços de informação e capacitação do usuário, c) disseminação da informação científica e d) ação cultural. Como conclusão evidencia a atuação da BU e dos bibliotecários em diversos eixos, com o propósito de continuar disponibilizando informação à comunidade acadêmica. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/110227/2022/06/oai_ojs_aplicacoes_ifs_edu_br_article_826#00079.pdf () 1
hasIdBiblioteca universitária e a pandemia de Covid-19: relato de atuação na Universidade Federal do Ceará
CHAVES, Italo Teixeira; CAVALCANTE, Luciano Pereira dos Santos; GUERRA, Maria Áurea Montenegro Albuquerque
Revista Fontes Documentais, n. 2, v. 4, p. 19-35, 2021. () () 3
hasPageEnd35 (pt-BR) 1
hasPageStart19 (pt-BR) 1
SourceRevista Fontes Documentais; v. 4 n. 2 (2021): Revista Fontes Documentais - RFD; 19-35 (pt-BR) 3
Source2595-9778 () 3
ThemaBiblioteca Universitária (pt-BR) 1
ThemaAtuação do Bibliotecário (pt-BR) 1
ThemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
ThemaPandemia (es-ES) 1
ThemaCovid-19 (es) 1
ThemaCoronavirus (en) 1