Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação
[Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20]
Artigo
Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação.  Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas.

Palavras-chave: Competência em Informação. Biblioteca Universitária. Covid-19. Habilidade Informacional.



Como citar
GASPARINI, Z. A.; CASONI, C. L.; ALCARá, A. R. Ações das bibliotecas universitárias de londrina na pandemia covid-19 e sua contribuição para a competência em informação. , v. 17, p. 1-20, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/162927. Acesso em: 03 out. 2023.

Compartilhe
Plum X Metrics
Refs
23
NLP

Referências

proprietyvalue
DescriptorAções das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação
GASPARINI, Zoraide Aparecida; CASONI, Clarice Luzia; ALCARá, Adriana Rosecler
, v. 17, p. 1-20, 2021. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649 (pt-BR) 3
TitleAções das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação (pt-BR) 3
AuthorGASPARINI, Zoraide Aparecida (pt-BR) 1
AuthorCASONI, Clarice Luzia (pt-BR) 1
AuthorALCARá, Adriana Rosecler (pt-BR) 1
Access Linkhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649/1272 (pt-BR) 3
Issue, v. 17, 2021. (pt-BR) 2
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2021-07-27 (pt-BR) 1
hasAbstractO objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação.  Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/1/2021/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1649#00001.pdf () 1
hasIdAções das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação
GASPARINI, Zoraide Aparecida; CASONI, Clarice Luzia; ALCARá, Adriana Rosecler
, v. 17, p. 1-20, 2021. (Artigo) () 3
hasPageEnd20 (pt-BR) 1
hasPageStart1 (pt-BR) 1
SourceRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20 (pt-BR) 3
Source1980-6949 () 3
Source0100-0691 () 3
ThemaCompetência em Informação (pt-BR) 1
ThemaBiblioteca Universitária (pt-BR) 1
ThemaCovid-19. Habilidade Informacional (pt-BR) 1