Resumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação. Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas.
Palavras-chave: Competência em Informação. Biblioteca Universitária. Covid-19. Habilidade Informacional.
propriety | value |
---|---|
Descriptor | Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação GASPARINI, Zoraide Aparecida; CASONI, Clarice Luzia; ALCARá, Adriana Rosecler , v. 17, p. 1-20, 2021. (Artigo) (pt-BR) 3 |
Identificador | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649 (pt-BR) 3 |
Title | Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação (pt-BR) 3 |
Author | GASPARINI, Zoraide Aparecida (pt-BR) 1 |
Author | CASONI, Clarice Luzia (pt-BR) 1 |
Author | ALCARá, Adriana Rosecler (pt-BR) 1 |
Access Link | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1649/1272 (pt-BR) 3 |
Issue | , v. 17, 2021. (pt-BR) 2 |
Sessão | Artigo (pt-BR) 1 |
Disponibilizado | 2021-07-27 (pt-BR) 1 |
hasAbstract | O objetivo desta pesquisa foi verificar como as bibliotecas universitárias inovaram seus produtos e serviços e quais foram as ações de apoio às instituições de ensino para atender o público durante a pandemia mundial Covid-19, tendo em vista a competência em informação. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantiqualitativa e delineamento documental, tendo como locus de estudo 13 bibliotecas universitárias. A análise dos dados foi realizada por meio da descrição das informações disponibilizadas pelos sites e redes sociais institucionais. Dentre os resultados obtidos foi possível identificar que as bibliotecas universitárias disponibilizam diversos produtos e serviços no ambiente digital e nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter, com intuito de divulgar informações e instruções aos usuários. Conclui-se que, a maioria das bibliotecas oferecem novos serviços e novas formas de atendimento aos usuários tais como: teleatendimento via whatsApp, lives e tutoriais com conteúdo de interesse acadêmico. Outros serviços que eram oferecidos presencialmente antes da pandemia foram adaptados para o formato on-line a exemplo da capacitação de usuários e empréstimos por agendamento. Infere-se que as atividades identificadas nas bibliotecas universitárias analisadas podem contribuir com as habilidades genéricas, técnicas e instrumentais da competência em informação. Ressalta-se que no momento atual as bibliotecas estão desenvolvendo outras atividades além das identificadas no período da coleta de dados. Isto evidencia o impacto nas ações das bibliotecas, que tiveram o desafio de se adaptar ao contexto de atividades remotas. (pt-BR) 3 |
hasFileStorage | _repository/1/2021/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1649#00001.pdf () 1 |
hasId | Ações das bibliotecas universitárias de Londrina na pandemia Covid-19 e sua contribuição para a competência em informação GASPARINI, Zoraide Aparecida; CASONI, Clarice Luzia; ALCARá, Adriana Rosecler , v. 17, p. 1-20, 2021. (Artigo) () 3 |
hasPageEnd | 20 (pt-BR) 1 |
hasPageStart | 1 (pt-BR) 1 |
Source | Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-20 (pt-BR) 3 |
Source | 1980-6949 () 3 |
Source | 0100-0691 () 3 |
Thema | Competência em Informação (pt-BR) 1 |
Thema | Biblioteca Universitária (pt-BR) 1 |
Thema | Covid-19. Habilidade Informacional (pt-BR) 1 |