Análise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações
[Ciência da Informação; v. 48, n. 1 (2019): Submissão regular - NO PRELO]
Revisão de Literatura
Análise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações

Resumo: A inteligência competitiva (IC) consiste em um processo responsável por contribui para a análise estratégica das organizações em ambientes caracterizados por intensa e dinâmica competição. Sob esse viés, a presente pesquisa visa analisar e compreender o uso da análise espacial (AE) como estratégia no processo de IC. Foi realizado levantamento bibliográfico na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), e com isso constatou-se pequena quantidade de publicações da área de ciência da informação (CI) que utilizam a geografia aplicada (GA), em especial da AE no contexto do processo de IC. A pesquisa apontou três diferentes organizações como exemplos de aplicação do processo de IC simultaneamente à análise espacial. Após o levantamento, foi construída uma relação inicial de maneira estruturada entre o ciclo de inteligência e a análise espacial, tornando assim este um importante ponto de partida para futuras pesquisas da área de CI que pretendam abordar a GA, em especial o processo de IC e a AE de maneira integrada.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Geografia. Administração. Inteligência Competitiva. Geografia Aplicada Geoinformação. Análise Espacial.



Como citar
JORGE, C. F. B.; ARAUJO, A. S. Análise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações. Ciência da Informação, v. 48, n. 1, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/111544. Acesso em: 22 out. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorAnálise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações
JORGE, Carlos Francisco Bitencourt; ARAUJO, Agnes Silva de
Ciência da Informação, n. 1, v. 48, 2019. (Revisão de Literatura) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4287 (pt-BR) 3
TitleAnálise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações (pt-BR) 3
AuthorJORGE, Carlos Francisco Bitencourt (pt-BR) 1
AuthorARAUJO, Agnes Silva de (pt-BR) 1
IssueCiência da Informação, n. 1, v. 48, 2019. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCiência da Informação (pt-BR) 1
SessãoRevisão de Literatura (pt-BR) 1
Disponibilizado2019-02-21 (pt-BR) 1
hasAbstractA inteligência competitiva (IC) consiste em um processo responsável por contribui para a análise estratégica das organizações em ambientes caracterizados por intensa e dinâmica competição. Sob esse viés, a presente pesquisa visa analisar e compreender o uso da análise espacial (AE) como estratégia no processo de IC. Foi realizado levantamento bibliográfico na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci), e com isso constatou-se pequena quantidade de publicações da área de ciência da informação (CI) que utilizam a geografia aplicada (GA), em especial da AE no contexto do processo de IC. A pesquisa apontou três diferentes organizações como exemplos de aplicação do processo de IC simultaneamente à análise espacial. Após o levantamento, foi construída uma relação inicial de maneira estruturada entre o ciclo de inteligência e a análise espacial, tornando assim este um importante ponto de partida para futuras pesquisas da área de CI que pretendam abordar a GA, em especial o processo de IC e a AE de maneira integrada. (pt-BR) 3
hasIdAnálise espacial no processo de inteligência competitiva como estratégia para a construção de produtos e serviços de inteligência voltados às organizações
JORGE, Carlos Francisco Bitencourt; ARAUJO, Agnes Silva de
Ciência da Informação, n. 1, v. 48, 2019. (Revisão de Literatura) () 3
SourceCiência da Informação; v. 48, n. 1 (2019): Submissão regular - NO PRELO (pt-BR) 3
Source0100-1965 (pt-BR) 3
Source1518-8353 () 3
ThemaCiência da Informação (pt-BR) 1
ThemaGeografia (pt-BR) 1
ThemaAdministração (pt-BR) 1
ThemaInteligência Competitiva (pt-BR) 1
ThemaGeografia Aplicada Geoinformação (pt-BR) 1
ThemaAnálise Espacial (pt-BR) 1