MENÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO ALTMÉTRICO DE VISIBILIDADE E ENGAJAMENTO PÚBLICO COM ARTIGOS DA SCIENTOMETRICS
[XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB); XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB)]
Gt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral
MENÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO ALTMÉTRICO DE VISIBILIDADE E ENGAJAMENTO PÚBLICO COM ARTIGOS DA SCIENTOMETRICS

Resumo: O trabalho centra-se na compreensão de aspectos relacionados a visibilidade e engajamento público com artigos científicos da revista Scientometrics nas mídias sociais. Para tanto, são analisadas menções feitas a estas publicações na web 2.0, a partir da plataforma Altmetric. A análise de objeto deste trabalho está apoiada empiricamente no levantamento de dados feito com técnicas e princípios relacionados aos indicadores altmétricos. Capazes de identificar a quantidade e o tipo de atenção que um produto de pesquisa recebeu, os indicadores altmétricos possibilitaram assinalar o tipo de mídia onde os artigos receberam atenção; as mídias sociais mais utilizadas; a quantidade de postagens em cada mídia, assim como a tipologia dos responsáveis pela primeira postagem sobre o artigo nas redes. O universo desta pesquisa compreende 238 artigos publicados pela revista Scientometrics, entre maio de 2016 e maio de 2017, que tiveram menção em rede social registrada até maio de 2017. Dentre as principais conclusões destacam-se: o Twitter representou mais de 93% do número de menções sobre os artigos da revista Scientometrics; autoria dos primeiros posts é feita, em sua maioria, pelo público geral (85% das postagens), e não pelos próprios autores dos artigos; e, as maiores médias de atenção estão registradas no período entre 81 a 161 dias de exposição nas mídias sociais.  Além do instrumental da altmetria para a produção de indicadores, a metodologia lança mão do exame de livros, artigos e críticas elaboradas por especialistas da área, trazendo reflexões sobre novos caminhos para a visibilidade de pesquisadores e seus produtos de pesquisa, mudanças no fluxo da comunicação científica, desafios do engajamento público com a ciência e contribuições para os debates teórico-metodológicos do emergente campo da altmetria.

Palavras-chave: Visibilidade. Engajamento Público. Mídia Social. Altmetria.



Como citar
SILVA, J. B. M.; MARICATO, J. M. Menções sobre a produção acadêmica nas mídias sociais: estudo altmétrico de visibilidade e engajamento público com artigos da scientometrics. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/104939. Acesso em: 09 dez. 2021.

Compartilhe
Plum X Metrics
NLP
proprietyvalue
DescriptorMENÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO ALTMÉTRICO DE VISIBILIDADE E ENGAJAMENTO PÚBLICO COM ARTIGOS DA SCIENTOMETRICS
SILVA, Janinne Barcelos de Morais; MARICATO, João de Melo
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. (Gt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/383 (pt-BR) 3
TitleMENÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO ALTMÉTRICO DE VISIBILIDADE E ENGAJAMENTO PÚBLICO COM ARTIGOS DA SCIENTOMETRICS (0) 3
AuthorSILVA, Janinne Barcelos de Morais (pt-BR) 1
AuthorMARICATO, João de Melo (pt-BR) 1
IssueEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-09-22 23:46:02 (pt-BR) 1
hasAbstractO trabalho centra-se na compreensão de aspectos relacionados a visibilidade e engajamento público com artigos científicos da revista Scientometrics nas mídias sociais. Para tanto, são analisadas menções feitas a estas publicações na web 2.0, a partir da plataforma Altmetric. A análise de objeto deste trabalho está apoiada empiricamente no levantamento de dados feito com técnicas e princípios relacionados aos indicadores altmétricos. Capazes de identificar a quantidade e o tipo de atenção que um produto de pesquisa recebeu, os indicadores altmétricos possibilitaram assinalar o tipo de mídia onde os artigos receberam atenção; as mídias sociais mais utilizadas; a quantidade de postagens em cada mídia, assim como a tipologia dos responsáveis pela primeira postagem sobre o artigo nas redes. O universo desta pesquisa compreende 238 artigos publicados pela revista Scientometrics, entre maio de 2016 e maio de 2017, que tiveram menção em rede social registrada até maio de 2017. Dentre as principais conclusões destacam-se: o Twitter representou mais de 93% do número de menções sobre os artigos da revista Scientometrics; autoria dos primeiros posts é feita, em sua maioria, pelo público geral (85% das postagens), e não pelos próprios autores dos artigos; e, as maiores médias de atenção estão registradas no período entre 81 a 161 dias de exposição nas mídias sociais.  Além do instrumental da altmetria para a produção de indicadores, a metodologia lança mão do exame de livros, artigos e críticas elaboradas por especialistas da área, trazendo reflexões sobre novos caminhos para a visibilidade de pesquisadores e seus produtos de pesquisa, mudanças no fluxo da comunicação científica, desafios do engajamento público com a ciência e contribuições para os debates teórico-metodológicos do emergente campo da altmetria. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/101894/2019/10/oai_ocs_enancib_marilia_unesp_br_paper_383#00075.pdf () 1
hasIdMENÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: ESTUDO ALTMÉTRICO DE VISIBILIDADE E ENGAJAMENTO PÚBLICO COM ARTIGOS DA SCIENTOMETRICS
SILVA, Janinne Barcelos de Morais; MARICATO, João de Melo
Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XVIII ENANCIB, 2017. (Gt-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação - Comunicação Oral) () 3
SourceXVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB); XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB) (pt-BR) 3
ThemaVisibilidade (pt-BR) 1
ThemaEngajamento Público (pt-BR) 1
ThemaMídia Social (pt-BR) 1
ThemaAltmetria (pt-BR) 1