Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação
[XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB)]
Gt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral
Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação

Resumo: Desinformação e circulação de notícias falsas (fake news) são fenômenos que, embora presentes ao longo de toda a história humana, recentemente vêm sido vistos com preocupação por governos, empresas de mídia e pela população em geral. Nosso objetivo é contribuir para o esclarecimento de alguns pontos importantes do tema, a começar pela distinção entre ambos a partir de sua conceituação. Elencamos algumas das características dos mecanismos de desinformação para além daquilo que é falso. Nossa metodologia parte de uma distinção inicial dos conceitos de fake news e desinformação, baseada em um breve diagnóstico de ambos os fenômenos, e reconhecendo tanto a sua existência prévia ao advento das redes digitais como a sua reconfiguração no ambiente online. Destacamos como estes fenômenos podem afetar a democracia e alertamos para a possibilidade do combate às fake news resvalar para a criação de mecanismos de censura. Em seguida, apontamos como um possível caminho para a reação a esses problemas o desenvolvimento de habilidades como a avaliação crítica e o uso ético da informação, práticas contempladas pelo conceito de competência crítica em informação (critical information literacy). Entendemos que tal competência prepara as pessoas para analisar criticamente as informações e permite-lhes usá-las para produzir novos conhecimentos de forma criativa e contextualizada.

Palavras-chave: Desinformação. Fake News. Competência Crítica em Informação. Competência em Informação.



Como citar
BRISOLA, A.; BEZERRA, A. C. Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102819. Acesso em: 26 mar. 2023.

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DescriptorDESINFORMAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE “FAKE NEWS”: DISTINÇÕES, DIAGNÓSTICO E REAÇÃO
BRISOLA, Anna; BEZERRA, Arthur Coelho
Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. (Gt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1219 (pt-BR) 3
TitleDesinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação (pt-BR) 3
AuthorBRISOLA, Anna (pt-BR) 1
AuthorBEZERRA, Arthur Coelho (pt-BR) 1
IssueEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018. () 2
Nome da PulicaçãoEncontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt-5 – Política e Economia da Informação - Comunicação Oral (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-10-20 16:34:26 (pt-BR) 1
hasAbstractDesinformação e circulação de notícias falsas (fake news) são fenômenos que, embora presentes ao longo de toda a história humana, recentemente vêm sido vistos com preocupação por governos, empresas de mídia e pela população em geral. Nosso objetivo é contribuir para o esclarecimento de alguns pontos importantes do tema, a começar pela distinção entre ambos a partir de sua conceituação. Elencamos algumas das características dos mecanismos de desinformação para além daquilo que é falso. Nossa metodologia parte de uma distinção inicial dos conceitos de fake news e desinformação, baseada em um breve diagnóstico de ambos os fenômenos, e reconhecendo tanto a sua existência prévia ao advento das redes digitais como a sua reconfiguração no ambiente online. Destacamos como estes fenômenos podem afetar a democracia e alertamos para a possibilidade do combate às fake news resvalar para a criação de mecanismos de censura. Em seguida, apontamos como um possível caminho para a reação a esses problemas o desenvolvimento de habilidades como a avaliação crítica e o uso ético da informação, práticas contempladas pelo conceito de competência crítica em informação (critical information literacy). Entendemos que tal competência prepara as pessoas para analisar criticamente as informações e permite-lhes usá-las para produzir novos conhecimentos de forma criativa e contextualizada. (pt-BR) 3
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SourceXIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB); XIX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XIX ENANCIB) (pt-BR) 3
ThemaDesinformação (pt-BR) 1
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