Estágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação

Estágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 4, n. 1, 2011, p. 40-58.]
Artigo Científico Temático
Estágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação

Resumo: O trabalho propõe diretrizes para repensar a ação didático-pedagógica dos docentes orientadores da disciplina “Estágio Supervisionado” e coordenadores acadêmicos de estágios extracurriculares desenvolvidos por alunos de Biblioteconomia. Baseia-se em resultados de estudo exploratório sobre a contribuição dos estágios na formação do profissional da informação, que teve como alicerces: a) referencial teórico fundamentado em dois eixos temáticos: a ação didático-pedagógica focada em estratégias de ensino com pesquisa e o papel do estágio na formação do aluno, especialmente sua inserção no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação; b) estudo de caso no curso de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), que envolveu: análise documental para contextualizar a disciplina “Estágio Supervisionado em Unidades de Informação” e pesquisa com alunos egressos do curso de Biblioteconomia da ECA/USP visando investigar a contribuição dos estágios realizados durante a graduação, para sua formação acadêmica e profissional. A pesquisa mostra que os estudantes realizam muitos estágios extracurriculares desde o primeiro ano de graduação e, no geral, acreditam que o estágio contribuiu de forma muito positiva para sua formação. Revelou, no entanto, necessidade de revisão de conteúdo e metodologia da disciplina Estágio Supervisionado em Unidades de Informação e de novas estratégias de acompanhamento acadêmico da atividade de estágio em geral.

Palavras-chave: Ensinar com Pesquisa. Ao Didtico-pedaggica. Estgio Curricular Obrigatrio. Estgio Extracurricular. Educao Superior. Profissional da Informao. Biblioteconomia.



Como citar
FUJINO, A.; VASCONCELOS, M. O. Estágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação. CRB8 Digital, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9686>. Acesso em: 18 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorEstágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação
FUJINO, Asa; VASCONCELOS, Michele de Oliveira
CRB8 Digital, n. 1, v. 4, 2011. (Artigo Científico Temático) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030749 (pt-BR) 3
TítuloEstágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação (pt-BR) 3
AutorFUJINO, Asa (pt-BR) 1
AutorVASCONCELOS, Michele de Oliveira (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64758 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_289ad46bdf_0000030749.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 1, v. 4, 2011. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico Temático (pt-BR) 1
Disponibilizado2011-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractO trabalho propõe diretrizes para repensar a ação didático-pedagógica dos docentes orientadores da disciplina “Estágio Supervisionado” e coordenadores acadêmicos de estágios extracurriculares desenvolvidos por alunos de Biblioteconomia. Baseia-se em resultados de estudo exploratório sobre a contribuição dos estágios na formação do profissional da informação, que teve como alicerces: a) referencial teórico fundamentado em dois eixos temáticos: a ação didático-pedagógica focada em estratégias de ensino com pesquisa e o papel do estágio na formação do aluno, especialmente sua inserção no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação; b) estudo de caso no curso de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), que envolveu: análise documental para contextualizar a disciplina “Estágio Supervisionado em Unidades de Informação” e pesquisa com alunos egressos do curso de Biblioteconomia da ECA/USP visando investigar a contribuição dos estágios realizados durante a graduação, para sua formação acadêmica e profissional. A pesquisa mostra que os estudantes realizam muitos estágios extracurriculares desde o primeiro ano de graduação e, no geral, acreditam que o estágio contribuiu de forma muito positiva para sua formação. Revelou, no entanto, necessidade de revisão de conteúdo e metodologia da disciplina Estágio Supervisionado em Unidades de Informação e de novas estratégias de acompanhamento acadêmico da atividade de estágio em geral. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30749#00058.pdf () 1
hasIdEstágios: reflexões sobre a ação didático–pedagógica na formação do profissional da informação
FUJINO, Asa; VASCONCELOS, Michele de Oliveira
CRB8 Digital, n. 1, v. 4, 2011. (Artigo Científico Temático) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 4, n. 1, 2011, p. 40-58. (pt-BR) 3
TemaEnsinar com Pesquisa (pt-BR) 1
TemaAo Didtico-pedaggica (pt-BR) 1
TemaEstgio Curricular Obrigatrio (pt-BR) 1
TemaEstgio Extracurricular (pt-BR) 1
TemaEducao Superior (pt-BR) 1
TemaProfissional da Informao (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1