Comparação entre as ferramentas Ontologia, Mapas Mentais e Mapas Conceituais na representação de conceitos em matriz curricular de curso de graduação :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 4, n. 1, 2011, p. 2-10.]
Artigo Científico
Comparação entre as ferramentas Ontologia, Mapas Mentais e Mapas Conceituais na representação de conceitos em matriz curricular de curso de graduação

Resumo: Uma das formas de se melhorar a aprendizagem dos alunos por meio da pesquissa e elaboração de trabalhos que disseminem os conhecimentos sobre os processos ensino e de aprendizagem, avaliação, ou uso de novos recursos de mídia e de tecnologia e estudo de matrizes currículares. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma comparação entre as ferramentas: mapas mentais, mapas conceituais e ontologias na representação de conceitos disciplinas de matemática do currículo de um curso de graduação. Mapas mentais se prestam a volumes menores de informações ajudando o processo criativo e ajudam no processo classificatório. Mapas conceituais além dos conceitos apresentam as relações entre os mesmos de modo a privilegiar a questão do significado e desta forma, permitem um melhor entendimento e organização do conjunto dentro do domínio de conceitos observáveis no espaço do diagrama ou seja, o caminho no sentido da clarificação dos conceitos. Ontologia exige uma linguagem mais formal para ser utilizada, mas serve para bancos de dados maiores.

Palavras-chave: Ontologia. Ensino de Matemtica. Mapa Mental. Mapa Conceitual. Clarificao de Conceito. Aprendizagem Significativa.



Como citar
SHITSUKA, R.; SILVEIRA, I. F.; SHITSUKA, D. M. Comparação entre as ferramentas ontologia, mapas mentais e mapas conceituais na representação de conceitos em matriz curricular de curso de graduação. CRB8 Digital, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9641>. Acesso em: 21 maio 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorComparação entre as ferramentas Ontologia, Mapas Mentais e Mapas Conceituais na representação de conceitos em matriz curricular de curso de graduação
SHITSUKA, Ricardo; SILVEIRA, Ismar Frango; SHITSUKA, Dorlivete Moreira
CRB8 Digital, n. 1, v. 4, 2011. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030746 (pt-BR) 3
TítuloComparação entre as ferramentas Ontologia, Mapas Mentais e Mapas Conceituais na representação de conceitos em matriz curricular de curso de graduação (pt-BR) 3
AutorSHITSUKA, Ricardo (pt-BR) 1
AutorSILVEIRA, Ismar Frango (pt-BR) 1
AutorSHITSUKA, Dorlivete Moreira (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64755 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_27cdde6171_0000030746.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 1, v. 4, 2011. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2011-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractUma das formas de se melhorar a aprendizagem dos alunos por meio da pesquissa e elaboração de trabalhos que disseminem os conhecimentos sobre os processos ensino e de aprendizagem, avaliação, ou uso de novos recursos de mídia e de tecnologia e estudo de matrizes currículares. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma comparação entre as ferramentas: mapas mentais, mapas conceituais e ontologias na representação de conceitos disciplinas de matemática do currículo de um curso de graduação. Mapas mentais se prestam a volumes menores de informações ajudando o processo criativo e ajudam no processo classificatório. Mapas conceituais além dos conceitos apresentam as relações entre os mesmos de modo a privilegiar a questão do significado e desta forma, permitem um melhor entendimento e organização do conjunto dentro do domínio de conceitos observáveis no espaço do diagrama ou seja, o caminho no sentido da clarificação dos conceitos. Ontologia exige uma linguagem mais formal para ser utilizada, mas serve para bancos de dados maiores. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30746#00058.pdf () 1
hasIdComparação entre as ferramentas Ontologia, Mapas Mentais e Mapas Conceituais na representação de conceitos em matriz curricular de curso de graduação
SHITSUKA, Ricardo; SILVEIRA, Ismar Frango; SHITSUKA, Dorlivete Moreira
CRB8 Digital, n. 1, v. 4, 2011. (Artigo Científico) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 4, n. 1, 2011, p. 2-10. (pt-BR) 3
TemaOntologia (pt-BR) 1
TemaEnsino de Matemtica (pt-BR) 1
TemaMapa Mental (pt-BR) 1
TemaMapa Conceitual (pt-BR) 1
TemaClarificao de Conceito (pt-BR) 1
TemaAprendizagem Significativa (pt-BR) 1