Bibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 3, n. 1, 2010, p. 3-11.]
Artigo Científico
Bibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil

Resumo: A pesquisa tem por objetivo principal apontar políticas públicas para o fortalecimento e ampliação das bibliotecas comunitárias no país. Para isso, analisou-se a biblioteca comunitária como espaço de articulação local, seus atores, sua organização e o uso da informação nesse contexto. Confirmou-se que o motivo principal para a criação desses projetos é a carência de bibliotecas públicas e escolares no país, o que leva a sociedade a buscar caminhos para enfrentar o problema de acesso à informação, à leitura e ao livro. A partir das experiências analisadas, percebe-se que, quanto mais participativa é a sua gestão, maior é a possibilidade da biblioteca transformar-se num espaço estratégico para a implantação de políticas de integração social. Apontam-se como princípios básicos para a implantação de políticas para esses espaços o respeito à diversidade e pluralidade cultural, assim como a valorização do espaço público e dos processos participativos. Defende-se a consolidação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas como agência responsável pela implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para apoiar as bibliotecas comunitárias.

Palavras-chave: Biblioteca Comunitria. Poltica Pblica para Biblioteca. Prmio Laura Russo.



Como citar
KIPPER, L. M.; VERGUEIRO, W. C. S. Bibliotecas comunitárias como prática social no brasil. CRB8 Digital, v. 3, n. 1, 2010.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorBibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil
KIPPER, Liane Mahlmann; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos
CRB8 Digital, n. 1, v. 3, 2010. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030736 (pt-BR) 3
TítuloBibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil (pt-BR) 3
AutorKIPPER, Liane Mahlmann (pt-BR) 1
AutorVERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64745 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_532d22c973_0000030736.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 1, v. 3, 2010. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2010-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA pesquisa tem por objetivo principal apontar políticas públicas para o fortalecimento e ampliação das bibliotecas comunitárias no país. Para isso, analisou-se a biblioteca comunitária como espaço de articulação local, seus atores, sua organização e o uso da informação nesse contexto. Confirmou-se que o motivo principal para a criação desses projetos é a carência de bibliotecas públicas e escolares no país, o que leva a sociedade a buscar caminhos para enfrentar o problema de acesso à informação, à leitura e ao livro. A partir das experiências analisadas, percebe-se que, quanto mais participativa é a sua gestão, maior é a possibilidade da biblioteca transformar-se num espaço estratégico para a implantação de políticas de integração social. Apontam-se como princípios básicos para a implantação de políticas para esses espaços o respeito à diversidade e pluralidade cultural, assim como a valorização do espaço público e dos processos participativos. Defende-se a consolidação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas como agência responsável pela implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas para apoiar as bibliotecas comunitárias. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30736#00058.pdf () 1
hasIdBibliotecas Comunitárias como prática social no Brasil
KIPPER, Liane Mahlmann; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos
CRB8 Digital, n. 1, v. 3, 2010. (Artigo Científico) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 3, n. 1, 2010, p. 3-11. (pt-BR) 3
TemaBiblioteca Comunitria (pt-BR) 1
TemaPoltica Pblica para Biblioteca (pt-BR) 1
TemaPrmio Laura Russo (pt-BR) 1
TemaBiblioteca Pblica (en) 1