Cidadania cultural: a importância e a necessidade de bibliotecas escolares e públicas :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 1, n. 3, 2008, p. 19-27.]
Artigo Científico
Cidadania cultural: a importância e a necessidade de bibliotecas escolares e públicas

Resumo: A cidadania cultural, para ser desenvolvida e praticada, depende em grande parte do processo de leitura. Não de qualquer leitura, mas aquelas que levem à sofisticação crescente do repertório dos leitores, que gerem individuação e identidade, que qualifiquem melhor as ações dos sujeitos de modo que eles saibam os porquês das mesmas. O bibliotecário é o profissional que lida com a informação, portanto cabe a ele organizar a informação relevante para os percursos do ensino, disponibilizando-a na interface mesma com o trabalho pedagógico dos professores. Deve também ser um exemplo e um espelho de leitor, de modo que o seu entusiasmo contagie todos os indivíduos do ambiente escolar.

Palavras-chave: Conhecimento. BIBLIOTECA ESCOLAR. Leitura. Cidadania Cultural.



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SILVA, E. T. Cidadania cultural: a importância e a necessidade de bibliotecas escolares e públicas. CRB8 Digital, v. 1, n. 3, 2008.

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DescritorCidadania cultural: a importância e a necessidade de bibliotecas escolares e públicas
SILVA, Ezequiel Theodoro da
CRB8 Digital, n. 3, v. 1, 2008. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030716 (pt-BR) 3
TítuloCidadania cultural: a importância e a necessidade de bibliotecas escolares e públicas (pt-BR) 3
AutorSILVA, Ezequiel Theodoro da (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64725 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_9400b9c001_0000030716.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 3, v. 1, 2008. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2008-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA cidadania cultural, para ser desenvolvida e praticada, depende em grande parte do processo de leitura. Não de qualquer leitura, mas aquelas que levem à sofisticação crescente do repertório dos leitores, que gerem individuação e identidade, que qualifiquem melhor as ações dos sujeitos de modo que eles saibam os porquês das mesmas. O bibliotecário é o profissional que lida com a informação, portanto cabe a ele organizar a informação relevante para os percursos do ensino, disponibilizando-a na interface mesma com o trabalho pedagógico dos professores. Deve também ser um exemplo e um espelho de leitor, de modo que o seu entusiasmo contagie todos os indivíduos do ambiente escolar. (pt-BR) 3
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