Biblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental

Biblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 1, n. 3, 2008, p. 28-39.]
Artigo Científico
Biblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental

Resumo: A competência em informação visa o domínio do universo informacional, possibilitando um aprendizado independente e que sirva para a resolução de problemas. Pensando nisso, desenvolvemos atividades junto a doze alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Marília – SP e que apresentavam dificuldade de aprendizagem. A aplicação das atividades foi dividida em módulos visando à capacitação das seguintes habilidades: identificar, caracterizar e diferenciar os diversos tipos de fontes de informação para a realização de pesquisas escolares e de interesse pessoal e fazer busca em mais de uma fonte para a realização de atividades de pesquisa escolar. Ao término de cada módulo foi aplicada uma avaliação. Podemos concluir que as atividades possibilitaram aos participantes adquirirem as habilidades informacionais almejadas e a iniciação no processo de competência informacional. Também contribuímos para a mudança de paradigma dos participantes em relação à biblioteca e às fontes de informação. Verificamos que a proposta de Kuhlthau é possível de ser adaptada e utilizada à realidade brasileira em escolas da rede pública de ensino fundamental.

Palavras-chave: BIBLIOTECA ESCOLAR. Ensino Fundamental.



Como citar
MATA, M. L.; SILVA, H. C. Biblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental. CRB8 Digital, v. 1, n. 3, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9241>. Acesso em: 26 ago. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorBiblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental
MATA, Marta Leandro da; SILVA, Helen Castro
CRB8 Digital, n. 3, v. 1, 2008. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030715 (pt-BR) 3
TítuloBiblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental (pt-BR) 3
AutorMATA, Marta Leandro da (pt-BR) 1
AutorSILVA, Helen Castro (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64724 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_8e60b4c405_0000030715.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 3, v. 1, 2008. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2008-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA competência em informação visa o domínio do universo informacional, possibilitando um aprendizado independente e que sirva para a resolução de problemas. Pensando nisso, desenvolvemos atividades junto a doze alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Marília – SP e que apresentavam dificuldade de aprendizagem. A aplicação das atividades foi dividida em módulos visando à capacitação das seguintes habilidades: identificar, caracterizar e diferenciar os diversos tipos de fontes de informação para a realização de pesquisas escolares e de interesse pessoal e fazer busca em mais de uma fonte para a realização de atividades de pesquisa escolar. Ao término de cada módulo foi aplicada uma avaliação. Podemos concluir que as atividades possibilitaram aos participantes adquirirem as habilidades informacionais almejadas e a iniciação no processo de competência informacional. Também contribuímos para a mudança de paradigma dos participantes em relação à biblioteca e às fontes de informação. Verificamos que a proposta de Kuhlthau é possível de ser adaptada e utilizada à realidade brasileira em escolas da rede pública de ensino fundamental. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30715#00058.pdf () 1
hasIdBiblioteca escolar e a aplicação da proposta da competência em informação no ensino fundamental
MATA, Marta Leandro da; SILVA, Helen Castro
CRB8 Digital, n. 3, v. 1, 2008. (Artigo Científico) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 1, n. 3, 2008, p. 28-39. (pt-BR) 3
TemaBIBLIOTECA ESCOLAR (pt-BR) 1
TemaEnsino Fundamental (pt-BR) 1
TemaCompetncia em Informao (en) 1