Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora

Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 1, n. 2, 2008, p. 22-33.]
Relato de Experiência
Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora

Resumo: Relata a experiência da implantação de uma rede de bibliotecas escolares-comunitárias com o objetivo de integrar a comunidade escolar e do bairro por meio de ações de fomento à leitura e acesso à informação. No contexto de cidade educadora onde todos os espaços públicos são espaços de aprendizagem e onde a educação permanente e contínua é de responsabilidade de todos – foi implantado o projeto denominado Escolas do Futuro que propõe a inovação e renovação da biblioteca escolar para transformá-la em uma biblioteca comunitária que atende à comunidade externa sem, entretanto deixar de cumprir o seu papel principal de participar do processo de ensino-aprendizagem na educação básica que está sob a responsabilidade do Município. O grande diferencial na proposta é a integração da Rede de Bibliotecas Escolares no Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, fortalecendo a biblioteca escolar por meio do compartilhamento e cooperação de recursos, acervos, serviços e principalmente, na qualificação do pessoal técnico e de apoio. O modelo de gestão dessas bibliotecas também se aponta como um grande diferencial – administração por projetos propõe uma nova mudança de postura organizacional e administrativa. O projeto arquitetônico, elaborado em parceria com arquitetos e bibliotecários, foi um fator importante para o sucesso do projeto. Além do ambiente agradável e funcional, um bom acervo está sempre em fase de formação e atualização, como também a implantação e disponibilização de um rol variado de serviços e produtos informacionais, educacionais e culturais, para garantir a implantação das políticas públicas de acesso à informação e à leitura na comunidade da escola e de seu entorno.

Palavras-chave: BIBLIOTECA ESCOLAR. Biblioteca Comunitria. Edução. Leitura. Sistema de Biblioteca.



Como citar
MORAES, L. S. Bibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora. CRB8 Digital, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/9204>. Acesso em: 18 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorBibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora
MORAES, Lourdes de Souza
CRB8 Digital, n. 2, v. 1, 2008. (Relato de Experiência) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030708 (pt-BR) 3
TítuloBibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora (pt-BR) 3
AutorMORAES, Lourdes de Souza (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64710 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_ef7db2e46f_0000030708.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 2, v. 1, 2008. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoRelato de Experiência (pt-BR) 1
Disponibilizado2008-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractRelata a experiência da implantação de uma rede de bibliotecas escolares-comunitárias com o objetivo de integrar a comunidade escolar e do bairro por meio de ações de fomento à leitura e acesso à informação. No contexto de cidade educadora onde todos os espaços públicos são espaços de aprendizagem e onde a educação permanente e contínua é de responsabilidade de todos – foi implantado o projeto denominado Escolas do Futuro que propõe a inovação e renovação da biblioteca escolar para transformá-la em uma biblioteca comunitária que atende à comunidade externa sem, entretanto deixar de cumprir o seu papel principal de participar do processo de ensino-aprendizagem na educação básica que está sob a responsabilidade do Município. O grande diferencial na proposta é a integração da Rede de Bibliotecas Escolares no Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, fortalecendo a biblioteca escolar por meio do compartilhamento e cooperação de recursos, acervos, serviços e principalmente, na qualificação do pessoal técnico e de apoio. O modelo de gestão dessas bibliotecas também se aponta como um grande diferencial – administração por projetos propõe uma nova mudança de postura organizacional e administrativa. O projeto arquitetônico, elaborado em parceria com arquitetos e bibliotecários, foi um fator importante para o sucesso do projeto. Além do ambiente agradável e funcional, um bom acervo está sempre em fase de formação e atualização, como também a implantação e disponibilização de um rol variado de serviços e produtos informacionais, educacionais e culturais, para garantir a implantação das políticas públicas de acesso à informação e à leitura na comunidade da escola e de seu entorno. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30708#00058.pdf () 1
hasIdBibliotecas escolares: leitura e informação para uma cidade educadora
MORAES, Lourdes de Souza
CRB8 Digital, n. 2, v. 1, 2008. (Relato de Experiência) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 1, n. 2, 2008, p. 22-33. (pt-BR) 3
TemaBIBLIOTECA ESCOLAR (pt-BR) 1
TemaBiblioteca Comunitria (pt-BR) 1
TemaEdução (pt-BR) 1
TemaLeitura (pt-BR) 1
TemaSistema de Biblioteca (pt-BR) 1