Online Opinion Leaders in Latin America and the Middle East: the case of the Top 20 Most-Viewed Twitter Users :: Brapci 2.0
[Informação & Sociedade: Estudos; v. 23, n. 2 (2013)]
Relato de Pesquisa
Formadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter

Los líderes de opinión en línea en América Latina y el Oriente Medio: el caso de los Top 20 más vistas por los usuarios de Twitter

Online Opinion Leaders in Latin America and the Middle East: the case of the Top 20 Most-Viewed Twitter Users

Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados preliminares do projeto "A participação e as relações sociais de formadores de opinião on-line no Twitter na América Latina e no Oriente Médio", como parte de pesquisa dos autores. Hipótese inicial deste estudo é que, apesar do aumento atual das redes sociais, o modelo de fluxo de comunicação proposto por Klaus Jensen (2009) é apenas parcialmente válido porque essas configurações de comunicação digital oferecem maiores oportunidades para a exposição personalizada de mensagens de líderes de opinião tradicionais (offline), ao invés de facilitar o surgimento de novas lideranças ao nível social. Os resultados mostram que os usuários apresentam uso intensivo Twitter em ambas as regiões e uma forte inclinação para compartilhar informações. No entanto, observa-se que a maioria de suas mensagens são pessoais e que pouco discutem a notícia. Em comparação, os usuários da América Latina atingem um impacto maior em suas redes que os usuários no Oriente Médio. O estudo conclui que os resultados suportam o modelo de Kensen mas, como estudos anteriores já confirmaram, novos tipos de líderes de opinião on-line não estão realmente sendo produzidos.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Processo de Comunicação. Rede Social. Líder de Opinião. Relação Social. Relacione Sociales.



Abstract: This study aims to present the primary results of the project “The participation and social relationships of online opinion leaders on Twitter in Latin America and the Middle East” as part of the authors’ research. This study’s initial hypothesis is that despite the current rise in social networking, the communication flow model proposed by Klaus Jensen (2009) is only partially valid because these digital communication settings provide increased opportunities for the personalized exposure of messages from traditional (offline) opinion leaders rather than facilitating the emergence of new leadership at the social level. The results reveal that these users exhibit intensive Twitter use in both regions and a strong inclination to share information. However, we observed that most of their messages are personal and that fewer discuss the news. In comparison, users in Latin America achieve a greater impact on their networks than do users in the Middle East. The study concludes that the results support Kensen’s model but, as previous studies have confirmed, that new types of online opinion leaders are not actually being produced.

Keywords: Information Science. Communication Processes. Opinion Leader. Social Networks. Twitter. Social Relationships.



Como citar
SAID-HUNG, E.; ARCILA-CALDERóN, C. Formadores de opinião on-line na américa latina e no oriente médio: o caso do top 20 mais visto por usuários do twitter. Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 2, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/91136>. Acesso em: 26 jun. 2019.

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DescritorFormadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter
SAID-HUNG, Elias; ARCILA-CALDERóN, Carlos
Informação & Sociedade: Estudos, n. 2, v. 23, 2013. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16209 (pt-BR) 3
TítuloFormadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter (pt-BR) 3
TítuloLos líderes de opinión en línea en América Latina y el Oriente Medio: el caso de los Top 20 más vistas por los usuarios de Twitter (es-ES) 3
TítuloOnline Opinion Leaders in Latin America and the Middle East: the case of the Top 20 Most-Viewed Twitter Users (en) 3
AutorSAID-HUNG, Elias (pt-BR) 1
AutorARCILA-CALDERóN, Carlos (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16209/9692 (pt-BR) 3
EdiçãoInformação & Sociedade: Estudos, n. 2, v. 23, 2013. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Sociedade: Estudos (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2013-08-30 (pt-BR) 1
hasAbstractEste estudo tem como objetivo apresentar os resultados preliminares do projeto "A participação e as relações sociais de formadores de opinião on-line no Twitter na América Latina e no Oriente Médio", como parte de pesquisa dos autores. Hipótese inicial deste estudo é que, apesar do aumento atual das redes sociais, o modelo de fluxo de comunicação proposto por Klaus Jensen (2009) é apenas parcialmente válido porque essas configurações de comunicação digital oferecem maiores oportunidades para a exposição personalizada de mensagens de líderes de opinião tradicionais (offline), ao invés de facilitar o surgimento de novas lideranças ao nível social. Os resultados mostram que os usuários apresentam uso intensivo Twitter em ambas as regiões e uma forte inclinação para compartilhar informações. No entanto, observa-se que a maioria de suas mensagens são pessoais e que pouco discutem a notícia. Em comparação, os usuários da América Latina atingem um impacto maior em suas redes que os usuários no Oriente Médio. O estudo conclui que os resultados suportam o modelo de Kensen mas, como estudos anteriores já confirmaram, novos tipos de líderes de opinião on-line não estão realmente sendo produzidos. (pt-BR) 3
hasAbstractEste estudio tiene como objetivo presentar los resultados preliminares del proyecto "Participación social y las relaciones de opinión en línea en Twitter en América Latina y el Medio Oriente", como parte de nuestra investigación. Hipótesis inicial de este estudio es que, a pesar del aumento actual de las redes sociales, el modelo de flujo de comunicación propuesto por Klaus Jensen (2009) es sólo parcialmente válida porque estos comunicación digital configuración ofrecen mayores oportunidades de exposición personalizados líderes mensajes visión tradicional (offline), en lugar de facilitar la aparición de nuevos líderes en el ámbito social. Los resultados muestran que los usuarios tienen un uso intensivo de Twitter en ambas regiones y una fuerte inclinación a compartir información. Sin embargo, se observa que la mayoría de los mensajes son personales y sólo discutir las noticias. En comparación, los usuarios de América Latina alcanzan un mayor impacto en sus redes que los usuarios en el Oriente Medio. El estudio concluye que los resultados apoyan el modelo Kensen pero, ya que estudios previos han confirmado, en línea no se están produciendo realmente nuevos tipos de líderes de opinión. (es-ES) 3
hasAbstractThis study aims to present the primary results of the project “The participation and social relationships of online opinion leaders on Twitter in Latin America and the Middle East” as part of the authors’ research. This study’s initial hypothesis is that despite the current rise in social networking, the communication flow model proposed by Klaus Jensen (2009) is only partially valid because these digital communication settings provide increased opportunities for the personalized exposure of messages from traditional (offline) opinion leaders rather than facilitating the emergence of new leadership at the social level. The results reveal that these users exhibit intensive Twitter use in both regions and a strong inclination to share information. However, we observed that most of their messages are personal and that fewer discuss the news. In comparison, users in Latin America achieve a greater impact on their networks than do users in the Middle East. The study concludes that the results support Kensen’s model but, as previous studies have confirmed, that new types of online opinion leaders are not actually being produced. (en) 3
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hasIdFormadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter
SAID-HUNG, Elias; ARCILA-CALDERóN, Carlos
Informação & Sociedade: Estudos, n. 2, v. 23, 2013. (Relato de Pesquisa) () 3
SourceInformação & Sociedade: Estudos; v. 23, n. 2 (2013) (pt-BR) 3
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