Como desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola :: Brapci 2.0
[CRB-8 Digital, v. 1, n. 2, 2008, p. 11-14.]
Artigo Científico
Como desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola

Resumo: Vivemos em uma sociedade onde a informação é considerada um bem de valor e elemento fundamental para o desenvolvimento e inovação. Toda atividade produtiva passa a depender do acesso e uso inteligente da informação para a construção do conhecimento e sua aplicabilidade ao cotidiano das pessoas, considerando-se os paradigmas de aprendizado ao longo da vida e o aprender a aprender juntos. Nesse contexto, portanto, é de importância vital a existência de teorias e estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da Competência em Informação (Information Literacy) desde o ambiente escolar e com ênfase na formação de estudantes para se obter o melhor uso e proveito da informação em diferentes formatos e suportes. Trata-se de área emergente no Brasil e que apresenta interfaces com outras áreas do conhecimento, em especial com a educação, indo além das bases conceituais, estruturas físicas e virtuais e de tecnologias para o aprendizado e a aquisição da cultura da informação e do conhecimento, balizadores do século XXI.

Palavras-chave: BIBLIOTECA ESCOLAR.



Como citar
BELLUZZO, R. C. B. Como desenvolver a competência em informação (ci): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola. CRB8 Digital, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8809>. Acesso em: 17 jul. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorComo desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola
BELLUZZO, Regina Célia Baptista
CRB8 Digital, n. 2, v. 1, 2008. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000030696 (pt-BR) 3
TítuloComo desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola (pt-BR) 3
AutorBELLUZZO, Regina Célia Baptista (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/64667 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2018/08/pdf_c5d094d2fb_0000030696.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCRB8 Digital, n. 2, v. 1, 2008. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoCRB8 Digital (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2008-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractVivemos em uma sociedade onde a informação é considerada um bem de valor e elemento fundamental para o desenvolvimento e inovação. Toda atividade produtiva passa a depender do acesso e uso inteligente da informação para a construção do conhecimento e sua aplicabilidade ao cotidiano das pessoas, considerando-se os paradigmas de aprendizado ao longo da vida e o aprender a aprender juntos. Nesse contexto, portanto, é de importância vital a existência de teorias e estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da Competência em Informação (Information Literacy) desde o ambiente escolar e com ênfase na formação de estudantes para se obter o melhor uso e proveito da informação em diferentes formatos e suportes. Trata-se de área emergente no Brasil e que apresenta interfaces com outras áreas do conhecimento, em especial com a educação, indo além das bases conceituais, estruturas físicas e virtuais e de tecnologias para o aprendizado e a aquisição da cultura da informação e do conhecimento, balizadores do século XXI. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/754/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_30696#00058.pdf () 1
hasIdComo desenvolver a Competência em Informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola
BELLUZZO, Regina Célia Baptista
CRB8 Digital, n. 2, v. 1, 2008. (Artigo Científico) () 3
SourceCRB-8 Digital, v. 1, n. 2, 2008, p. 11-14. (pt-BR) 3
TemaBIBLIOTECA ESCOLAR (pt-BR) 1
TemaCompetncia em Informao (en) 1