Social Bookmarking as a tool for making literature guides for internet

Social Bookmarking as a tool for making literature guides for internet :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012, p. A08.]
Artigo Científico
O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet

Social Bookmarking as a tool for making literature guides for internet

Resumo: Trata-se de discussão sobre o processo de armazenagem de links favoritos em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sítios ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Como objetivo geral tem-se a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto à sua adequação para a produção de guia de literatura na web. São analisadas as plataformas CiteUlike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica online. A pesquisa caracteriza-se como mista na coleta e tratamento dos dados. Na análise qualitativa foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa aceitaram utilizar o CiteUlike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não aceitaram o Connotea.

Palavras-chave: Bibliografia. Guia de Literatura. Web 2.0. (nc).



Abstract: It discusses the bookmarks storage process in social bookmarking platforms and, as a consequence, this process culminates with the creation of a list of recommended documents or sites, approaching the definition of a subject guide. The main objective is the comparative analysis of social bookmarking platforms and their suitability for the production of subject guide in the web. It analyzes CiteULike and Connotea platforms because they are concerned with online academic information. It is a mixed research in data collecting and processing. In the qualitative analysis, it was used Grounded Theory as a research tool. Survey participants would use CiteULike to develop a subject guide in the web but would not use the Connotea.

Keywords: Bibliography. CiteUlike. Connotea. Literature Guide. Pathfinder. Social Bookmarking. Web 2. 0.



Como citar
COSTA, M. M.; CUNHA, M. B. O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet. DataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8377>. Acesso em: 19 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorO Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet
COSTA, Maíra Murrieta; CUNHA, Murilo Bastos
DataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000023437 (pt-BR) 3
TítuloO Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet (pt-BR) 3
TítuloSocial Bookmarking as a tool for making literature guides for internet (en) 3
AutorCOSTA, Maíra Murrieta (pt-BR) 1
AutorCUNHA, Murilo Bastos (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/52934 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2017/07/pdf_c7e8e5115c_0000023437.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractTrata-se de discussão sobre o processo de armazenagem de links favoritos em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sítios ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Como objetivo geral tem-se a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto à sua adequação para a produção de guia de literatura na web. São analisadas as plataformas CiteUlike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica online. A pesquisa caracteriza-se como mista na coleta e tratamento dos dados. Na análise qualitativa foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa aceitaram utilizar o CiteUlike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não aceitaram o Connotea. (pt-BR) 3
hasAbstractIt discusses the bookmarks storage process in social bookmarking platforms and, as a consequence, this process culminates with the creation of a list of recommended documents or sites, approaching the definition of a subject guide. The main objective is the comparative analysis of social bookmarking platforms and their suitability for the production of subject guide in the web. It analyzes CiteULike and Connotea platforms because they are concerned with online academic information. It is a mixed research in data collecting and processing. In the qualitative analysis, it was used Grounded Theory as a research tool. Survey participants would use CiteULike to develop a subject guide in the web but would not use the Connotea. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_23437#00026.pdf () 1
hasIdO Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet
COSTA, Maíra Murrieta; CUNHA, Murilo Bastos
DataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012, p. A08. (pt-BR) 3
TemaBibliografia (pt-BR) 1
TemaGuia de Literatura (pt-BR) 1
TemaWeb 2.0 (pt-BR) 1
Tema(nc) (pt-BR) 1
TemaBibliography (en) 1
TemaCiteUlike (en) 1
TemaConnotea (en) 1
TemaLiterature Guide (en) 1
TemaPathfinder (en) 1
TemaSocial Bookmarking (en) 1
TemaWeb 2 (en) 1
Tema0 (en) 1