Institutional repositories or social network of learning

Institutional repositories or social network of learning :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012, p. A06.]
Artigo Científico
Repositório institucional ou rede social de aprendizagem?

Institutional repositories or social network of learning

Resumo: A sociedade da aprendizagem exige das pessoas que estas transformem informação em conhecimento para várias instancias e relações sociais vitais como trabalho, educação e etc. Iniciamos, então, a análise de fatores de aprendizagem dentro de instituições de ensino superior –IES– que se propõem a armazenar a sua produção cientifica em repositórios digitais de acesso comum ao publico acadêmico visando se estabelecer como uma nova ferramenta no processo de geração de novos conhecimentos e superação de paradigmas e dificuldades anteriores com relação à disseminação de informações e aprendizagem, através de ferramentas tecnológicas disponíveis. Objetiva-se,atrav és deste estudo, discutir a possibilidade de integração entre redes sociais e os chamados Repositórios Institucionais, chegando, então, a formar uma rede social de aprendizagem, cujas pessoas (acadêmicos, profissionais e membros da sociedade em geral) seriam interessadas em determinado tema. Utilizou-se para este artigo a pesquisa fundamental embasada em materiais bibliográficos e online que viessem a nortear o desenvolvimento do mesmo.

Palavras-chave: Sociedade da Aprendizagem. Sociedade do Conhecimento. Rede Social. Repositório Institucional. Espaço de Aprendizagem. Colaboração em Ambiente Digital.



Abstract: The learning society requires that these people turn information into knowledge for various instances and relationships as vital social work, education and others. We started, then factor analysis of learning within higher education institutions, they propose to store their output in scientific digital repositories of common access to the academic audience seeking to establish itself as a new tool in the process of generating new knowledge and paradigms and overcoming previous difficulties with respect to information dissemination and learning, through technological tools available. The objective is through this study, discuss the possibility of integration social networks and Institutional Repositories, arriving then to form a social network of learning, whose people (academics, professionals and general members’ society) would be interested in given topic. It was used for this assay, the fundamental research, with bibliographic materials and online devices that they would guide its development.

Keywords: Learning Society. Knowledge Society. Social Networks. Institutional Repositories. Learning Spaces. Collaboration in Digital Environments.



Como citar
ABREU, J. S. Repositório institucional ou rede social de aprendizagem?. DataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8363>. Acesso em: 16 out. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorRepositório institucional ou rede social de aprendizagem?
ABREU, Jonatas Souza de
DataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000023435 (pt-BR) 3
TítuloRepositório institucional ou rede social de aprendizagem? (pt-BR) 3
TítuloInstitutional repositories or social network of learning (en) 3
AutorABREU, Jonatas Souza de (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/52932 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2017/07/pdf_7c7822f3d9_0000023435.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA sociedade da aprendizagem exige das pessoas que estas transformem informação em conhecimento para várias instancias e relações sociais vitais como trabalho, educação e etc. Iniciamos, então, a análise de fatores de aprendizagem dentro de instituições de ensino superior –IES– que se propõem a armazenar a sua produção cientifica em repositórios digitais de acesso comum ao publico acadêmico visando se estabelecer como uma nova ferramenta no processo de geração de novos conhecimentos e superação de paradigmas e dificuldades anteriores com relação à disseminação de informações e aprendizagem, através de ferramentas tecnológicas disponíveis. Objetiva-se,atrav és deste estudo, discutir a possibilidade de integração entre redes sociais e os chamados Repositórios Institucionais, chegando, então, a formar uma rede social de aprendizagem, cujas pessoas (acadêmicos, profissionais e membros da sociedade em geral) seriam interessadas em determinado tema. Utilizou-se para este artigo a pesquisa fundamental embasada em materiais bibliográficos e online que viessem a nortear o desenvolvimento do mesmo. (pt-BR) 3
hasAbstractThe learning society requires that these people turn information into knowledge for various instances and relationships as vital social work, education and others. We started, then factor analysis of learning within higher education institutions, they propose to store their output in scientific digital repositories of common access to the academic audience seeking to establish itself as a new tool in the process of generating new knowledge and paradigms and overcoming previous difficulties with respect to information dissemination and learning, through technological tools available. The objective is through this study, discuss the possibility of integration social networks and Institutional Repositories, arriving then to form a social network of learning, whose people (academics, professionals and general members’ society) would be interested in given topic. It was used for this assay, the fundamental research, with bibliographic materials and online devices that they would guide its development. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_23435#00026.pdf () 1
hasIdRepositório institucional ou rede social de aprendizagem?
ABREU, Jonatas Souza de
DataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012, p. A06. (pt-BR) 3
TemaSociedade da Aprendizagem (pt-BR) 1
TemaSociedade do Conhecimento (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaRepositório Institucional (pt-BR) 1
TemaEspaço de Aprendizagem (pt-BR) 1
TemaColaboração em Ambiente Digital (pt-BR) 1
TemaLearning Society (en) 1
TemaKnowledge Society (en) 1
TemaSocial Networks (en) 1
TemaInstitutional Repositories (en) 1
TemaLearning Spaces (en) 1
TemaCollaboration in Digital Environments (en) 1