Social Networks in distance education: an analysis of the e-Nova Project :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012, p. A05.]
Artigo Científico
Redes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova

Social Networks in distance education: an analysis of the e-Nova Project

Resumo: O ciberespaço e as novas tecnologias têm multiplicado as formas de sociabilidade entre os indivíduos. A cada ano surgem novas práticas como a criação de comunidades nas redes sociais. Diversos são os domínios que estão fazendo uso desse novo cenário. Contudo, sua aplicação no contexto educativo ainda permanece pouco explorada. Assim, partindo de uma estratégia de estudo de caso com métodos qualitativos para levantamento e análise dos dados, o presente artigo buscou avaliar qual a influência das redes sociais no apoio à Educação a Distância (EaD) e verificar como se dá a agregação de valor nesse meio. Como objeto de estudo, utilizou-se o programa de Capacitação em Rede: Competências para o Ciclo de Desenvolvimento de Inovações (e-Nova). A pesquisa realizada sugere que a extensão do curso para a rede social, por conta de todas as facilidades que esta apresenta, foi um fator de grande motivação e agregação de valor para os estudantes.

Palavras-chave: Facebook. Rede Social. Educação à distância. Criação de Comunidade. Ambiente Virtual de Aprendizagem.



Abstract: The cyberspace and new technologies multiplied the forms of sociability between individuals. Every year new practices arise with the creation of communities in social networks. There are several domains that are using this new scenario. However, its application in educational context still remains little explored. Thus, from a strategy case study with qualitative methods for collecting and analyzing data, this paper seeks to evaluate the influence of social networks when supporting distance education and verify how to add value in this medium. As the object of study, we used the Training Program on Network: Skills for the Innovation Development Cycle (e-Nova).The survey suggest that the extent of the course for the social network, because of all facilities, was a factor of great motivation and adding value for the students.

Keywords: Social Networks. Distance Education. E-Nova. Creation of Communities. Virtual Learning Environment.



Como citar
ZANCANARO, A.; SANTOS, P. M.; SILVA, A. R. L.; BORGES, M. A.; BATTISTI, P.; SPANHOL, F. J. Redes sociais na educação a distância: uma análise do projeto e-nova. DataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8354>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorRedes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria; SILVA, Andreza Regina Lopes da; BORGES, Michele Andreia; BATTISTI, Patricia; SPANHOL, Fernando José
DataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000023434 (pt-BR) 3
TítuloRedes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova (pt-BR) 3
TítuloSocial Networks in distance education: an analysis of the e-Nova Project (en) 3
AutorZANCANARO, Airton (pt-BR) 1
AutorSANTOS, Paloma Maria (pt-BR) 1
AutorSILVA, Andreza Regina Lopes da (pt-BR) 1
AutorBORGES, Michele Andreia (pt-BR) 1
AutorBATTISTI, Patricia (pt-BR) 1
AutorSPANHOL, Fernando José (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/52931 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2017/07/pdf_e6c979cc0a_0000023434.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractO ciberespaço e as novas tecnologias têm multiplicado as formas de sociabilidade entre os indivíduos. A cada ano surgem novas práticas como a criação de comunidades nas redes sociais. Diversos são os domínios que estão fazendo uso desse novo cenário. Contudo, sua aplicação no contexto educativo ainda permanece pouco explorada. Assim, partindo de uma estratégia de estudo de caso com métodos qualitativos para levantamento e análise dos dados, o presente artigo buscou avaliar qual a influência das redes sociais no apoio à Educação a Distância (EaD) e verificar como se dá a agregação de valor nesse meio. Como objeto de estudo, utilizou-se o programa de Capacitação em Rede: Competências para o Ciclo de Desenvolvimento de Inovações (e-Nova). A pesquisa realizada sugere que a extensão do curso para a rede social, por conta de todas as facilidades que esta apresenta, foi um fator de grande motivação e agregação de valor para os estudantes. (pt-BR) 3
hasAbstractThe cyberspace and new technologies multiplied the forms of sociability between individuals. Every year new practices arise with the creation of communities in social networks. There are several domains that are using this new scenario. However, its application in educational context still remains little explored. Thus, from a strategy case study with qualitative methods for collecting and analyzing data, this paper seeks to evaluate the influence of social networks when supporting distance education and verify how to add value in this medium. As the object of study, we used the Training Program on Network: Skills for the Innovation Development Cycle (e-Nova).The survey suggest that the extent of the course for the social network, because of all facilities, was a factor of great motivation and adding value for the students. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_23434#00026.pdf () 1
hasIdRedes Sociais na Educação a Distância: uma análise do projeto e-Nova
ZANCANARO, Airton; SANTOS, Paloma Maria; SILVA, Andreza Regina Lopes da; BORGES, Michele Andreia; BATTISTI, Patricia; SPANHOL, Fernando José
DataGramaZero, n. 2, v. 13, 2012. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 13, n. 2, 2012, p. A05. (pt-BR) 3
TemaFacebook (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaEducação à distância (pt-BR) 1
TemaCriação de Comunidade (pt-BR) 1
TemaAmbiente Virtual de Aprendizagem (pt-BR) 1
TemaSocial Networks (en) 1
TemaDistance Education (en) 1
TemaE-Nova (en) 1
TemaCreation of Communities (en) 1
TemaVirtual Learning Environment (en) 1