Analysis of different educational concepts through semantic networks :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 15, n. 3, 2014, p. A03.]
Artigo Científico
Análise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas

Analysis of different educational concepts through semantic networks

Resumo: Conceitos, a partir de suas posições e relacionamentos nas redes de palavras, têm sido objeto de estudo nos últimos anos. Buscam-se comparar métodos de análise de redes com outros consolidados na literatura. As redes semânticas são utilizadas para análise de artigos científicos relacionados com a educação. O objetivo deste artigo é explicitar as relações entre uma forma de análise quantitativa, com um estudo qualitativo baseado na abordagem da análise de discurso francesa. Neste texto, cognição e linguagem interagem como sistemas complexos, possibilitando a compreensão dos conceitos abordados nas redes, por meio de análise das redes complexas. Os resultados sugerem que os discursos empresariais sobre a educação corporativa são fortemente alinhados e doutrinários, apresentando muitos conceitos e valores consonantes que divergem da abordagem dos discursos acadêmicos. A utilização das redes semânticas – quando conjugada com outras metodologias – auxilia na percepção das relações de sentido nos processos de construção e difusão do conhecimento.

Palavras-chave: Análise de Rede. Rede Semântica. Educação Corporativa. Rede Social. Rede Complexas.



Abstract: The concepts from their positions and relations in networks of words, in which they are inserted, have been studied in recent years. Studies search to compare methods of network analysis with other methods established in the literature. Semantic networks are used for analysis of scientific articles related to education. The aim of this article is to enlighten the relation between a quantitative analysis with a qualitative study based on the approach of the French discourse analysis. In this text, cognition and language interact as complex systems, enabling the understanding of the concepts covered in the networks, through analysis of complex networks. It suggests that the discourses on business education are aligned corporate and doctrinal among from the more comprehensive approach of academic discourses. It demonstrated that the use of semantic networks, when associated with other methodologies, assists the perception of sense relations in the processes of construction and dissemination of knowledge.

Keywords: Network Analysis. Semantic Networks. Corporate Education. Social Networks. Complex Networks.



Como citar
SANTOS JUNIOR, R. P.; RODRIGUES, A. A. A. O.; LOPES, C. R. S.; DEJARDIN, I. P.; PEIXOTO, J. L. B.; CUNHA, M. V. Análise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas. DataGramaZero, v. 15, n. 3, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8228>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAnálise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas
SANTOS JUNIOR, Reginaldo Pereira Dos; RODRIGUES, Ana Aurea Alecio de Oliveira; LOPES, Claudia Ribeiro Santos; DEJARDIN, Isabelle Pedreira; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; CUNHA, Marcelo do Vale
DataGramaZero, n. 3, v. 15, 2014. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000019016 (pt-BR) 3
TítuloAnálise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas (pt-BR) 3
TítuloAnalysis of different educational concepts through semantic networks (en) 3
AutorSANTOS JUNIOR, Reginaldo Pereira Dos (pt-BR) 1
AutorRODRIGUES, Ana Aurea Alecio de Oliveira (pt-BR) 1
AutorLOPES, Claudia Ribeiro Santos (pt-BR) 1
AutorDEJARDIN, Isabelle Pedreira (pt-BR) 1
AutorPEIXOTO, Jurema Lindote Botelho (pt-BR) 1
AutorCUNHA, Marcelo do Vale (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/53485 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2017/07/pdf_0f376d0862_0000019016.pdf (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 3, v. 15, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2014-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractConceitos, a partir de suas posições e relacionamentos nas redes de palavras, têm sido objeto de estudo nos últimos anos. Buscam-se comparar métodos de análise de redes com outros consolidados na literatura. As redes semânticas são utilizadas para análise de artigos científicos relacionados com a educação. O objetivo deste artigo é explicitar as relações entre uma forma de análise quantitativa, com um estudo qualitativo baseado na abordagem da análise de discurso francesa. Neste texto, cognição e linguagem interagem como sistemas complexos, possibilitando a compreensão dos conceitos abordados nas redes, por meio de análise das redes complexas. Os resultados sugerem que os discursos empresariais sobre a educação corporativa são fortemente alinhados e doutrinários, apresentando muitos conceitos e valores consonantes que divergem da abordagem dos discursos acadêmicos. A utilização das redes semânticas – quando conjugada com outras metodologias – auxilia na percepção das relações de sentido nos processos de construção e difusão do conhecimento. (pt-BR) 3
hasAbstractThe concepts from their positions and relations in networks of words, in which they are inserted, have been studied in recent years. Studies search to compare methods of network analysis with other methods established in the literature. Semantic networks are used for analysis of scientific articles related to education. The aim of this article is to enlighten the relation between a quantitative analysis with a qualitative study based on the approach of the French discourse analysis. In this text, cognition and language interact as complex systems, enabling the understanding of the concepts covered in the networks, through analysis of complex networks. It suggests that the discourses on business education are aligned corporate and doctrinal among from the more comprehensive approach of academic discourses. It demonstrated that the use of semantic networks, when associated with other methodologies, assists the perception of sense relations in the processes of construction and dissemination of knowledge. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_19016#00026.pdf () 1
hasIdAnálise de diferentes conceitos de educação por meio das redes semânticas
SANTOS JUNIOR, Reginaldo Pereira Dos; RODRIGUES, Ana Aurea Alecio de Oliveira; LOPES, Claudia Ribeiro Santos; DEJARDIN, Isabelle Pedreira; PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho; CUNHA, Marcelo do Vale
DataGramaZero, n. 3, v. 15, 2014. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 15, n. 3, 2014, p. A03. (pt-BR) 3
TemaAnálise de Rede (pt-BR) 1
TemaRede Semântica (pt-BR) 1
TemaEducação Corporativa (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaRede Complexas (pt-BR) 1
TemaNetwork Analysis (en) 1
TemaSemantic Networks (en) 1
TemaCorporate Education (en) 1
TemaSocial Networks (en) 1
TemaComplex Networks (en) 1