Interface Guidelines for Games of Companies :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 13, n. 6, 2012, p. A04.]
Artigo Científico
Diretrizes de Interface para Jogos de Empresas

Interface Guidelines for Games of Companies

Resumo: Este estudo se propôs a sugerir diretrizes de Interação Humano Computador (IHC) que contribuam para o uso eficiente de jogos de empresas em Instituições de Ensino Superior. Para tal analisou-se o jogo de empresas GI-MICRO que é um software utilizado como ferramenta complementar do processo de ensino-aprendizagem em Instituições de Ensino Superior e em Empresas, para fins de treinamentos dos colaboradores. Com o intuito de verificar, dentre outras coisas a facilidade e a satisfação ao jogar, avaliou-se a usabilidade do jogo GI-MICRO através da investigação com usuários, por meio de teste de usabilidade e tendo como base, heurísticas de usabilidade voltadas para jogos. Os resultados da avaliação de investigação identificaram pontos positivos do jogo, assim como problemas relacionados a sua interação e interface. Diante da situação levantada e da inexistência de heurísticas específicas para jogos de empresas, foram propostas novas diretrizes de interface que auxiliem no uso eficiente desses jogos.

Palavras-chave: Interação Humano Computador. Instituição de Ensino Superior. Diretriz para Jogo de Empresa. Avaliação de Usabilidade. Heurística.



Abstract: This study aimed to suggest guidelines for Human Computer Interaction (HCI) that contribute to the efficient use of business games in tertiary institutions. To this end we analyzed the business game GI-MICRO is a software used as a complementary tool in the process of teaching and learning. In order to observe, among other things, the ease and satisfaction to play, we evaluated the usability of the GI-MICRO through research with users through usability testing and based, usability heuristics oriented games. The results of the evaluation identified strengths and weaknesses points related to the interaction of the game and allowed the identification of interface guidelines.

Keywords: Human Computer Interaction. Tertiary Institutions. GI-MICRO. Guideline for Business Games. Usability Evaluation. Heuristic.



Como citar
SOUZA, T. M. P.; CARDOSO, A. M. P. Diretrizes de interface para jogos de empresas. DataGramaZero, v. 13, n. 6, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7971>. Acesso em: 26 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorDiretrizes de Interface para Jogos de Empresas
SOUZA, Thatianny Martins Pinto de; CARDOSO, Ana Maria Pereira
DataGramaZero, n. 6, v. 13, 2012. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000014535 (pt-BR) 3
TítuloDiretrizes de Interface para Jogos de Empresas (pt-BR) 3
TítuloInterface Guidelines for Games of Companies (en) 3
AutorSOUZA, Thatianny Martins Pinto de (pt-BR) 1
AutorCARDOSO, Ana Maria Pereira (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/50770 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2017/03/pdf_e45d54c64d_0000014535.pdf (pt-BR) 3
Link de acessoURL:http://www.dgz.org.br/dez12/Art_04.htm (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 6, v. 13, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2012-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractEste estudo se propôs a sugerir diretrizes de Interação Humano Computador (IHC) que contribuam para o uso eficiente de jogos de empresas em Instituições de Ensino Superior. Para tal analisou-se o jogo de empresas GI-MICRO que é um software utilizado como ferramenta complementar do processo de ensino-aprendizagem em Instituições de Ensino Superior e em Empresas, para fins de treinamentos dos colaboradores. Com o intuito de verificar, dentre outras coisas a facilidade e a satisfação ao jogar, avaliou-se a usabilidade do jogo GI-MICRO através da investigação com usuários, por meio de teste de usabilidade e tendo como base, heurísticas de usabilidade voltadas para jogos. Os resultados da avaliação de investigação identificaram pontos positivos do jogo, assim como problemas relacionados a sua interação e interface. Diante da situação levantada e da inexistência de heurísticas específicas para jogos de empresas, foram propostas novas diretrizes de interface que auxiliem no uso eficiente desses jogos. (pt-BR) 3
hasAbstractThis study aimed to suggest guidelines for Human Computer Interaction (HCI) that contribute to the efficient use of business games in tertiary institutions. To this end we analyzed the business game GI-MICRO is a software used as a complementary tool in the process of teaching and learning. In order to observe, among other things, the ease and satisfaction to play, we evaluated the usability of the GI-MICRO through research with users through usability testing and based, usability heuristics oriented games. The results of the evaluation identified strengths and weaknesses points related to the interaction of the game and allowed the identification of interface guidelines. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_14535#00026.pdf () 1
hasIdDiretrizes de Interface para Jogos de Empresas
SOUZA, Thatianny Martins Pinto de; CARDOSO, Ana Maria Pereira
DataGramaZero, n. 6, v. 13, 2012. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 13, n. 6, 2012, p. A04. (pt-BR) 3
TemaInteração Humano Computador (pt-BR) 1
TemaInstituição de Ensino Superior (pt-BR) 1
TemaDiretriz para Jogo de Empresa (pt-BR) 1
TemaAvaliação de Usabilidade (pt-BR) 1
TemaHeurística (pt-BR) 1
TemaHuman Computer Interaction (en) 1
TemaTertiary Institutions (en) 1
TemaGI-MICRO (en) 1
TemaGuideline for Business Games (en) 1
TemaUsability Evaluation (en) 1
TemaHeuristic (en) 1