Informational Mediation in the distance education online context :: Brapci 2.0
[DataGramaZero, v. 11, n. 4, 2010, p. A04.]
Artigo Científico
Mediação informacional no contexto da Educação à Distância online

Informational Mediation in the distance education online context

Resumo: O presente artigo pretende discutir a importância da mediação informacional no contexto da Educação à Distância online, levando-se em consideração a realidade brasileira, onde poucas políticas públicas apoiam o desenvolvimento da Educação à Distância online e, principalmente, a população excluída. A pretensão é de trazer para o debate a relação existente entre as potencialidades dos cursos disponibilizados online e o número de brasileiros que ainda não possuem infraestrutura e são considerados analfabetos digitais ou iletrados digitais. Apresentam-se dados do contexto da Educação à Distância desde 2000, com um crescimento importante apesar dos desafios para incluir. E, ainda, ações a serem realizadas pelos professores enquanto mediadores entre o conhecimento compartilhado e os alunos. Necessitamos de políticas públicas que apoiem a disponibilização de equipamentos de informática, acesso à internet a baixo custo e pontos de acesso público nas comunidades, como resposta aos problemas sociais e apoio aos projetos educacionais desenvolvidos pelas secretarias de educação nas diversas esferas públicas .

Palavras-chave: Conhecimento. Educação à distância. Informação. Letramento Digital. Mediação. Rede Social.



Abstract: This article discusses the importance of informational mediation in the distance education online context, taking into account the reality of Brazil. The intention is to bring to the debate the relationship between the potential of online courses available and the number of Brazilians who still lack infrastructure and are considered illiterate. We need public policies that support the provision of computer equipment, internet access at low cost and public access points in communities, in response to the social problems and support for educational projects developed by the education departments in various public spheres.

Keywords: Knowledge. Distance Education. Information. Digital Literacy. Mediation. Social Networking.



Como citar
GONÇALVES, G. S. A.; MASSENSINI, R. L. Mediação informacional no contexto da educação à distância online. DataGramaZero, v. 11, n. 4, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7149>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorMediação informacional no contexto da Educação à Distância online
GONÇALVES, Ghisene Santos Alecrim; MASSENSINI, Rogério Luís
DataGramaZero, n. 4, v. 11, 2010. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000008970 (pt-BR) 3
TítuloMediação informacional no contexto da Educação à Distância online (pt-BR) 3
TítuloInformational Mediation in the distance education online context (en) 3
AutorGONÇALVES, Ghisene Santos Alecrim (pt-BR) 1
AutorMASSENSINI, Rogério Luís (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/11596 (pt-BR) 3
Link de acessoPDF:_repositorio/2010/08/pdf_c3a8e58e31_0011596.pdf (pt-BR) 3
Link de acessoURL:http://dgz.org.br/ago10/Art_04.htm (pt-BR) 3
EdiçãoDataGramaZero, n. 4, v. 11, 2010. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoDataGramaZero (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2010-01-01 (pt-BR) 1
hasAbstractO presente artigo pretende discutir a importância da mediação informacional no contexto da Educação à Distância online, levando-se em consideração a realidade brasileira, onde poucas políticas públicas apoiam o desenvolvimento da Educação à Distância online e, principalmente, a população excluída. A pretensão é de trazer para o debate a relação existente entre as potencialidades dos cursos disponibilizados online e o número de brasileiros que ainda não possuem infraestrutura e são considerados analfabetos digitais ou iletrados digitais. Apresentam-se dados do contexto da Educação à Distância desde 2000, com um crescimento importante apesar dos desafios para incluir. E, ainda, ações a serem realizadas pelos professores enquanto mediadores entre o conhecimento compartilhado e os alunos. Necessitamos de políticas públicas que apoiem a disponibilização de equipamentos de informática, acesso à internet a baixo custo e pontos de acesso público nas comunidades, como resposta aos problemas sociais e apoio aos projetos educacionais desenvolvidos pelas secretarias de educação nas diversas esferas públicas . (pt-BR) 3
hasAbstractThis article discusses the importance of informational mediation in the distance education online context, taking into account the reality of Brazil. The intention is to bring to the debate the relationship between the potential of online courses available and the number of Brazilians who still lack infrastructure and are considered illiterate. We need public policies that support the provision of computer equipment, internet access at low cost and public access points in communities, in response to the social problems and support for educational projects developed by the education departments in various public spheres. (en) 3
hasFileStorage_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_8970#00026.pdf () 1
hasIdMediação informacional no contexto da Educação à Distância online
GONÇALVES, Ghisene Santos Alecrim; MASSENSINI, Rogério Luís
DataGramaZero, n. 4, v. 11, 2010. (Artigo Científico) () 3
SourceDataGramaZero, v. 11, n. 4, 2010, p. A04. (pt-BR) 3
TemaConhecimento (pt-BR) 1
TemaEducação à distância (pt-BR) 1
TemaInformação (pt-BR) 1
TemaLetramento Digital (pt-BR) 1
TemaMediação (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaKnowledge (en) 1
TemaDistance Education (en) 1
TemaInformation (en) 1
TemaDigital Literacy (en) 1
TemaMediation (en) 1
TemaSocial Networking (en) 1