A representação da informação do arquivo fotográfico do jornal A União: proposta de descrição

A representação da informação do arquivo fotográfico do jornal A União: proposta de descrição :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 3, No 1, Jan-Jun (2018); 35-57]
Relato de Pesquisa
A representação da informação do arquivo fotográfico do jornal A União: proposta de descrição

Resumo: O documento fotográfico, quando tratado nos parâmetros arquivísticos, torna-se uma importante fonte de pesquisa, principalmente, quando se trata de acervos pessoais e institucionais de interesse público. O fascínio amplia-se pelas fotografias datadas do início a meados do século XX devido a sua raridade, pois os custos na obtenção da tecnologia de captura de imagens eram muito altos e, deste modo, difícil em obtê-las. Nessa direção, a pesquisa foi desenvolvida n´A União, jornal estatal paraibano que possui 125 anos de existência, constando um acervo fotográfico aproximado de 6.000 (seis mil) fotografias impressas. Com a intenção de proporcionar o acesso rápido e seguro a esse tipo de documentação, o objetivo geral desta investigação foi elaborar ficha com campos descritivos no âmbito da representação da informação para as fotografias, tendo como escopo o acervo do referido jornal. Assim, problematizou-se: quais elementos, à luz da representação da informação, são necessários para a elaboração de ficha de descrição para o arquivo fotográfico do jornal A União? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa insere-se num estudo de caso, delineadamente realizada em um local específico. É também de caráter descritivo, pois dimensiona a instituição e o seu arquivo; seu caráter exploratório está na atribuição de parâmetros representativos associativos entre termo e o documento objetivamente. Considerando todos esses aspectos, a abordagem acerca do tema foi qualitativa, atribuindo sentido aos aspectos representacionais que a envolve. Quanto à coleta dados, usou-se entrevistas com os funcionários do jornal, observação direta e registro das solicitações realizadas pelos usuários durante o período do estágio e orientação entre 2015 e 2016. A análise documental foi fundamental para o desenvolvimento da ficha de descrição, resultando na elaboração de 16 campos representativos, tendo como parâmetro a Norma de  Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Essa contribuição favorece os usuários no cotidiano da instituição, agilizando e respondendo as suas demandas de informação; e também a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da Informação no sentido de apresentar as especificidades inerentes à representação da informação imagética.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Arquivologia. Representação da Informação. Jornal União. Acervo Fotográfico.



Como citar
MAIA, M. E.; FLôR, A. C. C. A representação da informação do arquivo fotográfico do jornal a união: proposta de descrição. Revista Conhecimento em Ação, v. 3, n. 1, p. 35-57, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71242>. Acesso em: 15 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorA representação da informação do arquivo fotográfico do jornal A União: proposta de descrição
MAIA, Manuela Eugênio; FLôR, Ana Cristina Coutinho
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 3, p. 35-57, 2018. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/17737 (pt-BR) 3
TítuloA representação da informação do arquivo fotográfico do jornal A União: proposta de descrição (pt-BR) 3
AutorMAIA, Manuela Eugênio (pt-BR) 1
AutorFLôR, Ana Cristina Coutinho (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/17737/11142 (pt-BR) 3
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/downloadSuppFile/17737/4774 (pt-BR) 3
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/downloadSuppFile/17737/4775 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 3, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-08-01 (pt-BR) 1
hasAbstractO documento fotográfico, quando tratado nos parâmetros arquivísticos, torna-se uma importante fonte de pesquisa, principalmente, quando se trata de acervos pessoais e institucionais de interesse público. O fascínio amplia-se pelas fotografias datadas do início a meados do século XX devido a sua raridade, pois os custos na obtenção da tecnologia de captura de imagens eram muito altos e, deste modo, difícil em obtê-las. Nessa direção, a pesquisa foi desenvolvida n´A União, jornal estatal paraibano que possui 125 anos de existência, constando um acervo fotográfico aproximado de 6.000 (seis mil) fotografias impressas. Com a intenção de proporcionar o acesso rápido e seguro a esse tipo de documentação, o objetivo geral desta investigação foi elaborar ficha com campos descritivos no âmbito da representação da informação para as fotografias, tendo como escopo o acervo do referido jornal. Assim, problematizou-se: quais elementos, à luz da representação da informação, são necessários para a elaboração de ficha de descrição para o arquivo fotográfico do jornal A União? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa insere-se num estudo de caso, delineadamente realizada em um local específico. É também de caráter descritivo, pois dimensiona a instituição e o seu arquivo; seu caráter exploratório está na atribuição de parâmetros representativos associativos entre termo e o documento objetivamente. Considerando todos esses aspectos, a abordagem acerca do tema foi qualitativa, atribuindo sentido aos aspectos representacionais que a envolve. Quanto à coleta dados, usou-se entrevistas com os funcionários do jornal, observação direta e registro das solicitações realizadas pelos usuários durante o período do estágio e orientação entre 2015 e 2016. A análise documental foi fundamental para o desenvolvimento da ficha de descrição, resultando na elaboração de 16 campos representativos, tendo como parâmetro a Norma de  Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Essa contribuição favorece os usuários no cotidiano da instituição, agilizando e respondendo as suas demandas de informação; e também a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Ciência da Informação no sentido de apresentar as especificidades inerentes à representação da informação imagética. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/751/2018/09/oai_www_revistas_ufrj_br_article_17737#00057.pdf () 1
hasIdA representação da informação do arquivo fotográfico do jornal A União: proposta de descrição
MAIA, Manuela Eugênio; FLôR, Ana Cristina Coutinho
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 3, p. 35-57, 2018. (Relato de Pesquisa) () 3
hasPageEnd57 (pt-BR) 1
hasPageStart35 (pt-BR) 1
SourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 3, No 1, Jan-Jun (2018); 35-57 (pt-BR) 3
Source2525-7935 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
TemaArquivologia (pt-BR) 1
TemaRepresentação da Informação (pt-BR) 1
TemaJornal União (pt-BR) 1
TemaAcervo Fotográfico (pt-BR) 1