Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública

Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 2, Jul-Dez (2017); 108-124]
Relato de Pesquisa
Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública

Resumo: Traz recorte do referencial teórico do projeto de pesquisa: ‘Biblioteca Pública e Pertencimento: construção de uma política de atuação local´, realizado no âmbito do PIBIC e embasado pelo Grupo de Pesquisa CNPq: ‘Biblioteca, Informação e Sociedade (BIS)´. Delineado por uma pesquisa bibliográfica e exploratória e análise qualitativa, aborda os principais fatores para o pertencimento e empoderamento das biblioteca públicas. Para tal, contempla os conceitos de identidade e globalização, imagem organizacional e biblioteca, para por fim, elencar os parâmetros para a elaboração de uma política de territorialização da biblioteca pública no cariri cearense. Os resultados parciais apontam que os indicadores para a construção de uma política para o desenvolvimento de um estado de pertencimento local ou territorialidade em relação à biblioteca pública, se alicerçam a partir do monitoramento da percepção da comunidade usuária. Que esses indicadores são o de territorialidade social e do estado de pertencimento. A política de atuação local contribui para um melhor relacionamento da clientela com sua biblioteca e que a partir daí a comunidade tome posse da biblioteca pública.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Biblioteca Pública. Empoderamento da Biblioteca Pública. Territorialidade e Biblioteca Pública.



Como citar
BERNARDINO, M. C. R. Territorialidade e empoderamento da biblioteca pública. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 2, p. 108-124, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71223>. Acesso em: 15 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorTerritorialidade e empoderamento da biblioteca pública
BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues
Revista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 2, p. 108-124, 2017. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/14011 (pt-BR) 3
TítuloTerritorialidade e empoderamento da biblioteca pública (pt-BR) 3
AutorBERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/14011/9747 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 2, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-12-20 (pt-BR) 1
hasAbstractTraz recorte do referencial teórico do projeto de pesquisa: ‘Biblioteca Pública e Pertencimento: construção de uma política de atuação local´, realizado no âmbito do PIBIC e embasado pelo Grupo de Pesquisa CNPq: ‘Biblioteca, Informação e Sociedade (BIS)´. Delineado por uma pesquisa bibliográfica e exploratória e análise qualitativa, aborda os principais fatores para o pertencimento e empoderamento das biblioteca públicas. Para tal, contempla os conceitos de identidade e globalização, imagem organizacional e biblioteca, para por fim, elencar os parâmetros para a elaboração de uma política de territorialização da biblioteca pública no cariri cearense. Os resultados parciais apontam que os indicadores para a construção de uma política para o desenvolvimento de um estado de pertencimento local ou territorialidade em relação à biblioteca pública, se alicerçam a partir do monitoramento da percepção da comunidade usuária. Que esses indicadores são o de territorialidade social e do estado de pertencimento. A política de atuação local contribui para um melhor relacionamento da clientela com sua biblioteca e que a partir daí a comunidade tome posse da biblioteca pública. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/751/2018/09/oai_www_revistas_ufrj_br_article_14011#00057.pdf () 1
hasIdTerritorialidade e empoderamento da biblioteca pública
BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues
Revista Conhecimento em Ação, n. 2, v. 2, p. 108-124, 2017. (Relato de Pesquisa) () 3
hasPageEnd124 (pt-BR) 1
hasPageStart108 (pt-BR) 1
SourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 2, Jul-Dez (2017); 108-124 (pt-BR) 3
Source2525-7935 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
TemaBiblioteca Pública (pt-BR) 1
TemaEmpoderamento da Biblioteca Pública (pt-BR) 1
TemaTerritorialidade e Biblioteca Pública (pt-BR) 1