Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.

Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura. :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 1, No. 1, Jan-Jun (2016)]
Relato de Pesquisa
Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.

Resumo: Este artigo descreve os principais modelos de negócios para aquisição de livros eletrônicos em bibliotecas e unidades de informação. Para isto, traça um breve histórico do processo de desenvolvimento de coleções e suas etapas com foco na etapa de aquisição. Utiliza a pesquisa descritiva como procedimento metodológico. Apresenta como resultado os modelos de negócios mais comumente oferecidos pelos canais de compra de livros eletrônicos: a aquisição perpétua, a assinatura e a aquisição orientada pelo usuário, mais conhecida em inglês como patron-driven acquisition (PDA). Descreve as principais características de cada modalidade de compra apresentada, além das implicações que trazem ao processo de desenvolvimento de coleções e ao licenciamento dos itens, bem como seus pontos fortes e fracos. Conclui que não existe um modelo que seja considerado o ideal de uma forma geral, pois para cada situação o contexto deve ser analisado para que o modelo adotado seja o mais adequado. 

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Desenvolvimento de Coleção. Aquisição. Livro Eletrônico. Modelo de Negocio.



Como citar
GOMES, J. S.; ZATTAR, M. Modelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.. Revista Conhecimento em Ação, v. 1, n. 1, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71118>. Acesso em: 15 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorModelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.
GOMES, Juliana da Silva; ZATTAR, Marianna
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 1, 2016. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/2938 (pt-BR) 3
TítuloModelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura. (pt-BR) 3
AutorGOMES, Juliana da Silva (pt-BR) 1
AutorZATTAR, Marianna (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/2938/2785 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 1, 2016. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-08-08 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo descreve os principais modelos de negócios para aquisição de livros eletrônicos em bibliotecas e unidades de informação. Para isto, traça um breve histórico do processo de desenvolvimento de coleções e suas etapas com foco na etapa de aquisição. Utiliza a pesquisa descritiva como procedimento metodológico. Apresenta como resultado os modelos de negócios mais comumente oferecidos pelos canais de compra de livros eletrônicos: a aquisição perpétua, a assinatura e a aquisição orientada pelo usuário, mais conhecida em inglês como patron-driven acquisition (PDA). Descreve as principais características de cada modalidade de compra apresentada, além das implicações que trazem ao processo de desenvolvimento de coleções e ao licenciamento dos itens, bem como seus pontos fortes e fracos. Conclui que não existe um modelo que seja considerado o ideal de uma forma geral, pois para cada situação o contexto deve ser analisado para que o modelo adotado seja o mais adequado.  (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/751/2018/09/oai_www_revistas_ufrj_br_article_2938#00057.pdf () 1
hasIdModelos de negócio para aquisição de livros eletrônicos: uma revisão de literatura.
GOMES, Juliana da Silva; ZATTAR, Marianna
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 1, 2016. (Relato de Pesquisa) () 3
SourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 1, No. 1, Jan-Jun (2016) (pt-BR) 3
Source2525-7935 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
TemaDesenvolvimento de Coleção (pt-BR) 1
TemaAquisição (pt-BR) 1
TemaLivro Eletrônico (pt-BR) 1
TemaModelo de Negocio (pt-BR) 1