Biblioteca infantil como lugar de encantamento

Biblioteca infantil como lugar de encantamento :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 1, Jan-Jun (2017); 108-125]
Relato de Pesquisa
Biblioteca infantil como lugar de encantamento

Resumo: Esse artigo, com base em tese de doutoramento, apresenta breve panorama sobre a importância da biblioteca e leitura para as comunidades, tendo como inspiração a biblioteca infanto-juvenil (denominada Ana Maria Machado), que faz parte da Biblioteca Comunitária Paulo Coelho, situada na favela do Pavão-Pavãozinho. Para isso, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas, visitas, observação virtual e observação não participante, além de pesquisa bibliográfica, cujos fundamentos alicerçam o assunto escolhido. As entrevistas apontam a biblioteca infantil do espaço em foco como diferenciador nos resultados educacionais das crianças e jovens usuários da biblioteca. Como desdobramento da pesquisa, está sendo desenvolvida uma parceria entre o Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação e o CAPSI CARIM. O Centro de Atenção e Reabilitação à Infância e Mocidade (CARIM UFRJ) está alocado no Instituto de Psiquiatria (IPUB), um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto que será cadastrado no SIGPROJ (MEC) tem como objetivo a criação de uma Biblioteca Infanto-Juvenil Especializada para crianças e adolescentes com necessidades especiais mentais, baseada em todas as recomendações necessárias para tornar-se um espaço para promover encontros e criar vínculos. O Projeto vem ao encontro de uma ação atual da UFRJ que vem recebendo alunos com deficiência e promove um trabalho conjunto entre instâncias da universidade com o Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Ciência da Informação. Leitura. Biblioteca Infanto-juvenil-Brasil. Transtorno Mental. Inclusão Social.



Como citar
SENNA, A.; BARBOSA, M. F. S. O.; SOUZA, T. A. Biblioteca infantil como lugar de encantamento. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 1, p. 108-125, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71109>. Acesso em: 15 set. 2019.

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propriedadevalor
DescritorBiblioteca infantil como lugar de encantamento
SENNA, Ana; BARBOSA, Maria de Fatima S. O.; SOUZA, Thaiane Almeida
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 2, p. 108-125, 2017. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/12002 (pt-BR) 3
TítuloBiblioteca infantil como lugar de encantamento (pt-BR) 3
AutorSENNA, Ana (pt-BR) 1
AutorBARBOSA, Maria de Fatima S. O. (pt-BR) 1
AutorSOUZA, Thaiane Almeida (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/12002/8795 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 2, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-09-18 (pt-BR) 1
hasAbstractEsse artigo, com base em tese de doutoramento, apresenta breve panorama sobre a importância da biblioteca e leitura para as comunidades, tendo como inspiração a biblioteca infanto-juvenil (denominada Ana Maria Machado), que faz parte da Biblioteca Comunitária Paulo Coelho, situada na favela do Pavão-Pavãozinho. Para isso, foram realizadas pesquisa de campo, entrevistas, visitas, observação virtual e observação não participante, além de pesquisa bibliográfica, cujos fundamentos alicerçam o assunto escolhido. As entrevistas apontam a biblioteca infantil do espaço em foco como diferenciador nos resultados educacionais das crianças e jovens usuários da biblioteca. Como desdobramento da pesquisa, está sendo desenvolvida uma parceria entre o Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação e o CAPSI CARIM. O Centro de Atenção e Reabilitação à Infância e Mocidade (CARIM UFRJ) está alocado no Instituto de Psiquiatria (IPUB), um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto que será cadastrado no SIGPROJ (MEC) tem como objetivo a criação de uma Biblioteca Infanto-Juvenil Especializada para crianças e adolescentes com necessidades especiais mentais, baseada em todas as recomendações necessárias para tornar-se um espaço para promover encontros e criar vínculos. O Projeto vem ao encontro de uma ação atual da UFRJ que vem recebendo alunos com deficiência e promove um trabalho conjunto entre instâncias da universidade com o Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva. (pt-BR) 3
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TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
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TemaBiblioteca Infanto-juvenil-Brasil (pt-BR) 1
TemaTranstorno Mental (pt-BR) 1
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