Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi :: Brapci 2.0
[Revista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 1, Jan-Jun (2017); 35-52]
Relato de Pesquisa
Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Resumo: Apresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação.  Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Tecnologia da Informação. Regime de Informação. Ação de Mediação. Ação Formativa. Artefato de Informação. Objeto de Aprendizagem. Laboratório de Tecnologia Intelectual. LTi.



Como citar
NASCIMENTO, G. B.; FREIRE, I. M.; ROCHA, M. M. V.; SILVA, P. M. Ações formativas para mediação da informação no laboratório de tecnologias intelectuais - lti. Revista Conhecimento em Ação, v. 2, n. 1, p. 35-52, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/71086>. Acesso em: 15 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAções formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi
NASCIMENTO, Genoveva Batista; FREIRE, Isa Maria; ROCHA, Maria Meriane Vieira; SILVA, Patrícia Maria
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 2, p. 35-52, 2017. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11219 (pt-BR) 3
TítuloAções formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi (pt-BR) 3
AutorNASCIMENTO, Genoveva Batista (pt-BR) 1
AutorFREIRE, Isa Maria (pt-BR) 1
AutorROCHA, Maria Meriane Vieira (pt-BR) 1
AutorSILVA, Patrícia Maria (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11219/8790 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 2, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Conhecimento em Ação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-09-18 (pt-BR) 1
hasAbstractApresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação.  Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/751/2018/09/oai_www_revistas_ufrj_br_article_11219#00057.pdf () 1
hasIdAções formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi
NASCIMENTO, Genoveva Batista; FREIRE, Isa Maria; ROCHA, Maria Meriane Vieira; SILVA, Patrícia Maria
Revista Conhecimento em Ação, n. 1, v. 2, p. 35-52, 2017. (Relato de Pesquisa) () 3
hasPageEnd52 (pt-BR) 1
hasPageStart35 (pt-BR) 1
SourceRevista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 1, Jan-Jun (2017); 35-52 (pt-BR) 3
Source2525-7935 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaTecnologia da Informação (pt-BR) 1
TemaRegime de Informação (pt-BR) 1
TemaAção de Mediação (pt-BR) 1
TemaAção Formativa (pt-BR) 1
TemaArtefato de Informação (pt-BR) 1
TemaObjeto de Aprendizagem (pt-BR) 1
TemaLaboratório de Tecnologia Intelectual (pt-BR) 1
TemaLTi (pt-BR) 1