Interatividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil

Interatividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil :: Brapci 2.0
[Revista ACB; v. 18, n. 2 (2013): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 901-925]
Artigo
Interatividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil

Resumo: Trata da utilização dos recursos proporcionados pela Web 2.0 em bibliotecas públicas, para dinamização desses espaços e atratividade de novos usuários. Apresenta este novo modelo de plataforma web baseado na colaboração, compartilhamento de conteúdos/informações e interação via redes sociais, tais como facebook, blogs e wikis, na forma de suas potencialidades para as bibliotecas públicas. A pesquisa é um estudo de caso realizado no município de Goiânia - Goiás, aplicada a três bibliotecas públicas, sendo uma vinculada ao Estado e outras duas ao município. Por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas aos bibliotecários responsáveis pelas unidades, investigou-se sua visão acerca da Web 2.0 e o uso do potencial por ela proporcionado nas bibliotecas pesquisadas. Conclui-se que pelos problemas de infra-estrutura e investimentos enfrentados, as unidades não se utilizam da riqueza de recursos da Web 2.0, o que influencia na oferta dos serviços e na fidelização dos usuários.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Biblioteca Pública. Web 2.0. Colaboração. Interação. Rede Social.



Como citar
OLIVEIRA, L. P.; SILVEIRA, C. E. Interatividade e colaboração via web 2.0: estudo de caso em bibliotecas públicas do município de goiânia interactivity and collaboration in web 2.0: a case study in public libraries in the city of goiânia - brazil. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 18, n. 2, p. 901-925, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/70118>. Acesso em: 19 set. 2019.

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DescritorInteratividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil
OLIVEIRA, Lais Pereira de; SILVEIRA, Carlos Eduardo da
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 2, v. 18, p. 901-925, 2013. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/916 (pt-BR) 3
TítuloInteratividade e colaboração via Web 2.0: estudo de caso em Bibliotecas Públicas do município de Goiânia Interactivity and collaboration in Web 2.0: a case study in Public Libraries in the city of Goiânia - Brazil (pt-BR) 3
AutorOLIVEIRA, Lais Pereira de (pt-BR) 1
AutorSILVEIRA, Carlos Eduardo da (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/916/pdf (pt-BR) 3
EdiçãoRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 2, v. 18, 2013. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2013-09-20 (pt-BR) 1
hasAbstractTrata da utilização dos recursos proporcionados pela Web 2.0 em bibliotecas públicas, para dinamização desses espaços e atratividade de novos usuários. Apresenta este novo modelo de plataforma web baseado na colaboração, compartilhamento de conteúdos/informações e interação via redes sociais, tais como facebook, blogs e wikis, na forma de suas potencialidades para as bibliotecas públicas. A pesquisa é um estudo de caso realizado no município de Goiânia - Goiás, aplicada a três bibliotecas públicas, sendo uma vinculada ao Estado e outras duas ao município. Por meio de entrevistas estruturadas, aplicadas aos bibliotecários responsáveis pelas unidades, investigou-se sua visão acerca da Web 2.0 e o uso do potencial por ela proporcionado nas bibliotecas pesquisadas. Conclui-se que pelos problemas de infra-estrutura e investimentos enfrentados, as unidades não se utilizam da riqueza de recursos da Web 2.0, o que influencia na oferta dos serviços e na fidelização dos usuários. (pt-BR) 3
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