Startups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais :: Brapci 2.0
[Comunicação & Informação; v. 20, n. 2 (2017); 45-58]
Artigo
Startups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as variáveis de influência das redes sociais digitais no consumo de comunicação promovido pelas startups. O referencial teórico baseou-se no estudo das relações entre redes sociais digitais e comunicação, e análise conceitual e crítica das startups. A investigação se deu por estudo de casos múltiplos, no qual para obter as informações necessárias foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas em ambiente virtual, com oito startups. Verificou-se que para identificar as variáveis se fez necessário a criação de três categorias, e destas originaram-se as seguintes variáveis: comunicação, relacionamento, divulgação, velocidade, clientes (internautas ou usuários), interatividade, abrangência, custo, diagnóstico, conteúdo, publicações e monitoramento. As respostas vindas das startups, contribuíram para entendimento sobre redes sociais digitais, startups e comunicação através das variáveis criadas por essa triangulação.

Palavras-chave: Rede Social. Startups. Comunicação. Variável de Influência.



Como citar
BARRETO, L. K. S.; VEIGA NETO, A. R.; VASCONCELOS, F. S.; COSTA, R. P. S. Startups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais. Comunicação & Informação, v. 20, n. 2, p. 45-58, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i2.46990 Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorStartups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais
BARRETO, Laís Karla da Silva; VEIGA NETO, Alípio Ramos; VASCONCELOS, Francisca Simonely de; COSTA, Raquel Priscyla da Silva
Comunicação & Informação, n. 2, v. 20, p. 45-58, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/46990 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5216/ci.v20i2.46990 (pt-BR) 3
TítuloStartups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais (pt-BR) 3
AutorBARRETO, Laís Karla da Silva (pt-BR) 1
AutorVEIGA NETO, Alípio Ramos (pt-BR) 1
AutorVASCONCELOS, Francisca Simonely de (pt-BR) 1
AutorCOSTA, Raquel Priscyla da Silva (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/46990/24686 (pt-BR) 3
Link de acessohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/46990/24923 (pt-BR) 3
EdiçãoComunicação & Informação, n. 2, v. 20, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoComunicação & Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-11-30 (pt-BR) 1
hasAbstractO presente trabalho tem como objetivo identificar as variáveis de influência das redes sociais digitais no consumo de comunicação promovido pelas startups. O referencial teórico baseou-se no estudo das relações entre redes sociais digitais e comunicação, e análise conceitual e crítica das startups. A investigação se deu por estudo de casos múltiplos, no qual para obter as informações necessárias foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicadas em ambiente virtual, com oito startups. Verificou-se que para identificar as variáveis se fez necessário a criação de três categorias, e destas originaram-se as seguintes variáveis: comunicação, relacionamento, divulgação, velocidade, clientes (internautas ou usuários), interatividade, abrangência, custo, diagnóstico, conteúdo, publicações e monitoramento. As respostas vindas das startups, contribuíram para entendimento sobre redes sociais digitais, startups e comunicação através das variáveis criadas por essa triangulação. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_46990#00028.pdf () 1
hasIdStartups e o consumo de comunicação: possibilidades por variáveis de influência em redes sociais digitais
BARRETO, Laís Karla da Silva; VEIGA NETO, Alípio Ramos; VASCONCELOS, Francisca Simonely de; COSTA, Raquel Priscyla da Silva
Comunicação & Informação, n. 2, v. 20, p. 45-58, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd58 (pt-BR) 1
hasPageStart45 (pt-BR) 1
SourceComunicação & Informação; v. 20, n. 2 (2017); 45-58 (pt-BR) 3
Source2317-675X () 3
Source1415-5842 () 3
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaStartups (pt-BR) 1
TemaComunicação (pt-BR) 1
TemaVariável de Influência (pt-BR) 1