EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO :: Brapci 2.0
[Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; v. 2, n. 2 (2012): (Número Especial - Anais ENEBD)]
Gt1 - Aspecto Constituinte da Ciência da Informação no Brasil
EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Resumo: O presente artigo apresenta os pressupostos constitutivos da interdisciplinaridade na Ciência da informação através da mediação cultural realizada por profissionais das áreas de Biblioteconomia e Museologia, focados, sobretudo, na ideia de patrimônio e educação em bibliotecas e museus. Apresenta a importância da mediação realizada nesses espaços assim como, a preservação do patrimônio cultural através de seus acervos, além da valorização de práticas que ressaltem o valor da educação para o patrimônio, faz uma análise da responsabilidade dos profissionais da informação dessas áreas para a noção de documento, de patrimônio, educação e cultura, além de ressaltar a responsabilidade dessas disciplinas para a relevância dos objetos de mediação cultural.

Palavras-chave:



Como citar
SOUZA, A. H. V.; SANTOS, V. R. Educação para o patrimônio: mediação cultural na perspectiva dos museus e bibliotecas: uma experiência intersisciplinar na ciência da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 2, n. 2, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/67798>. Acesso em: 18 jul. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorEDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
SOUZA, Anita Helena Vieira de; SANTOS, Valdir Rodrigues dos
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 2, 2012. (Gt1 - Aspecto Constituinte da Ciência da Informação no Brasil) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2234 (pt-BR) 3
TítuloEDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (pt-BR) 3
AutorSOUZA, Anita Helena Vieira de (pt-BR) 1
AutorSANTOS, Valdir Rodrigues dos (pt-BR) 1
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2234/1427 (pt-BR) 3
EdiçãoMúltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 2, 2012. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoMúltiplos Olhares em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoGt1 - Aspecto Constituinte da Ciência da Informação no Brasil (pt-BR) 1
Disponibilizado2014-08-31 (pt-BR) 1
hasAbstractO presente artigo apresenta os pressupostos constitutivos da interdisciplinaridade na Ciência da informação através da mediação cultural realizada por profissionais das áreas de Biblioteconomia e Museologia, focados, sobretudo, na ideia de patrimônio e educação em bibliotecas e museus. Apresenta a importância da mediação realizada nesses espaços assim como, a preservação do patrimônio cultural através de seus acervos, além da valorização de práticas que ressaltem o valor da educação para o patrimônio, faz uma análise da responsabilidade dos profissionais da informação dessas áreas para a noção de documento, de patrimônio, educação e cultura, além de ressaltar a responsabilidade dessas disciplinas para a relevância dos objetos de mediação cultural. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/710/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2234#00053.pdf () 1
hasIdEDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: MEDIAÇÃO CULTURAL NA PERSPECTIVA DOS MUSEUS E BIBLIOTECAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERSISCIPLINAR NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
SOUZA, Anita Helena Vieira de; SANTOS, Valdir Rodrigues dos
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 2, 2012. (Gt1 - Aspecto Constituinte da Ciência da Informação no Brasil) () 3
SourceMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; v. 2, n. 2 (2012): (Número Especial - Anais ENEBD) (pt-BR) 3
Source2237-6658 (pt-BR) 3