Redes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA

Redes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA :: Brapci 2.0
[Comunicação & Informação; v. 21, n. 1 (2018); 126-141]
Artigo
Redes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA

Resumo: A inserção das redes sociais no cotidiano tornou-se uma arena de discussões, (des)construção e campo de (in)formação. É nesse contexto que se insere a proposta deste trabalho, que busca analisar o uso do Facebook como estratégia de projeção, tendo como corpus as publicações da fanpage oficial do candidato Assis Ramos (PMDB) à prefeitura da cidade de Imperatriz - MA. Desta maneira, busca-se compreender como essa ferramenta colaborou com a construção da imagem do político, promovendo o engajamento do público nas redes sociais durante a campanha eleitoral, no período de 16 de agosto a 01 de outubro de 2016. Para dar sustentação à pesquisa inicial, se fez necessário revisar os conceitos de propagação e engajamento (JENKINS; FORD; GREEN, 2014) e como procedimento metodológico, optou-se pelo estudo de caso (YIN, 2015). O estudo aponta que nesse contexto local as redes sociais impulsionam a popularidade do candidato aumentasse e auxiliam no planejamento de estratégias de comunicação para outras mídias

Palavras-chave: Comunicação. Mídia. Rede Social. Facebook. Campanha Eleitoral. Engajamento.



Como citar
BELéM, V. C. F.; FARIAS, C. C.; AVELAR, R. A. Redes sociais e eleições municipais: um estudo sobre a campanha no facebook do candidato assis ramos em imperatriz-ma. Comunicação & Informação, v. 21, n. 1, p. 126-141, 2018. DOI: 10.5216/ci.v21i1.50670 Acesso em: 22 ago. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorRedes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA
BELéM, Vitor Curvelo Fontes; FARIAS, Carla Costa; AVELAR, Rebeca Andrade
Comunicação & Informação, n. 1, v. 21, p. 126-141, 2018. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/50670 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5216/ci.v21i1.50670 (pt-BR) 3
TítuloRedes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA (pt-BR) 3
AutorBELéM, Vitor Curvelo Fontes (pt-BR) 1
AutorFARIAS, Carla Costa (pt-BR) 1
AutorAVELAR, Rebeca Andrade (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/50670/25670 (pt-BR) 3
EdiçãoComunicação & Informação, n. 1, v. 21, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoComunicação & Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-06-13 (pt-BR) 1
hasAbstractA inserção das redes sociais no cotidiano tornou-se uma arena de discussões, (des)construção e campo de (in)formação. É nesse contexto que se insere a proposta deste trabalho, que busca analisar o uso do Facebook como estratégia de projeção, tendo como corpus as publicações da fanpage oficial do candidato Assis Ramos (PMDB) à prefeitura da cidade de Imperatriz - MA. Desta maneira, busca-se compreender como essa ferramenta colaborou com a construção da imagem do político, promovendo o engajamento do público nas redes sociais durante a campanha eleitoral, no período de 16 de agosto a 01 de outubro de 2016. Para dar sustentação à pesquisa inicial, se fez necessário revisar os conceitos de propagação e engajamento (JENKINS; FORD; GREEN, 2014) e como procedimento metodológico, optou-se pelo estudo de caso (YIN, 2015). O estudo aponta que nesse contexto local as redes sociais impulsionam a popularidade do candidato aumentasse e auxiliam no planejamento de estratégias de comunicação para outras mídias (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_50670#00028.pdf () 1
hasIdRedes Sociais e Eleições Municipais: Um Estudo Sobre a Campanha no Facebook do Candidato Assis Ramos em Imperatriz-MA
BELéM, Vitor Curvelo Fontes; FARIAS, Carla Costa; AVELAR, Rebeca Andrade
Comunicação & Informação, n. 1, v. 21, p. 126-141, 2018. (Artigo) () 3
hasPageEnd141 (pt-BR) 1
hasPageStart126 (pt-BR) 1
SourceComunicação & Informação; v. 21, n. 1 (2018); 126-141 (pt-BR) 3
Source2317-675X () 3
Source1415-5842 () 3
TemaComunicação (pt-BR) 1
TemaMídia (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaFacebook (pt-BR) 1
TemaCampanha Eleitoral (pt-BR) 1
TemaEngajamento (pt-BR) 1