Social tagging: a model for representing information in the blogosphere :: Brapci 2.0
[Biblios: Journal of Librarianship and Information Science; Núm. 56 (2014); 19-27]
Revisión
Etiquetagem social: um modelo de representação da informação na blogosfera

Etiquetado social: un modelo de representación de la información en la blogosfera

Social tagging: a model for representing information in the blogosphere

Resumo: Objetivo: O estudo aborda os aspectos teóricos conceituais ligados ao etiquetagem social. Apresenta as vantagens das etiquetas em diferentes plataformas da Web 2.0. Expõe alguns dos principais sites com sistema de etiquetagem social entre os que se destacam Flickr, Delicious, Technorati, entre outros. Analisa terminológicamente o uso das etiquetas na blogosfera como modelo de representação da informação. Métodos: A pesquisa tomou como métodos a análise de conteúdo qualitativo para identificar o comportamento da bibliografia internacional sobre esta temática e a análise métrica com o objetivo de caracterizar o uso do etiquetagem social na blogosfera. Resultados: O estudo permitiu descrever qualitativamente o uso das etiquetas nos blogs e suas particularidades terminológicas sociais aos seguintes aspectos: a criação das etiquetas nestes espaços esta relacionada com uma série de temáticas sociais entre as que se podem destacar: Política, Cultura, Economia, Gênero, História, Sexualidade, Discriminação, Saúde, Médio Ambiente, Tecnologia. As etiquetas nestas plataformas se definem do geral ao particular e não existe um limite de participações para sua criação, geralmente os autores citam para cada post entre 4-7 etiquetas com o objetivo de difundir o mais possível seus conteúdos na comunidade. Conclusão: O presente estudo possibilita refletir o impacto social do uso das etiquetas em plataformas como os blogs.

Palavras-chave: Web 2.0. Blogosfera. Rede Social. Etiquetagem Social.



Abstract: Objective: The study addresses the theoretical and conceptual aspects related to social labeling. Has the advantages of labels on different platforms of Web 2.0. Exposes some of the major sites of social labeling system including Flickr, Delicious, Technorati is destcan, among others. Terminologically analyzed using the tags in the blogosphere as a model for representing information. Methods: The research took as methods of qualitative content analysis to identify the behavior of the international literature on this subject and the metric analysis to characterize the use of social labeling in the blogosphere. Results: The study led to qualitatively describe the use of labels on blogs and their terminological particularities associated with the following aspects: creating labels in these spaces is related to a number of social issues among which we can highlight: Politics, Culture, economy, Gender, History, Sexuality, Discrimination, Health, Environment, Technology. The labels on these platforms are defined from the general to the particular and there is no limit concurrency for its creation, usually the authors cite for each post 4-7 labels in order to spread their content as possible in the community. Conclusions: This study enables reflect the social impact of using labels on platforms like blogs.

Keywords: Blogs. Blogosphere. Social Network. Social Labeling.



Como citar
SANCHIDRIáN, E. P.; POSADA, R. C.; POSADA, G. E. C. Etiquetagem social: um modelo de representação da informação na blogosfera. Biblios (Peru), n. 56, p. 19-27, 2014. DOI: 10.5195/biblios.2014.187 Acesso em: 27 jun. 2019.

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DescritorEtiquetagem social: um modelo de representação da informação na blogosfera
SANCHIDRIáN, Elaine Pérez; POSADA, Raúl Campos; POSADA, Gloria Elisa Campos
Biblios (Peru), n. 56, p. 19-27, 2014. (Revisión) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/187 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5195/biblios.2014.187 (pt-BR) 3
TítuloEtiquetagem social: um modelo de representação da informação na blogosfera (pt-BR) 3
TítuloEtiquetado social: un modelo de representación de la información en la blogosfera (es-ES) 3
TítuloSocial tagging: a model for representing information in the blogosphere (en) 3
AutorSANCHIDRIáN, Elaine Pérez (pt-BR) 1
AutorPOSADA, Raúl Campos (pt-BR) 1
AutorPOSADA, Gloria Elisa Campos (pt-BR) 1
Link de acessohttps://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/187/207 (pt-BR) 3
Link de acessohttps://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/downloadSuppFile/187/52 (pt-BR) 3
EdiçãoBiblios (Peru), n. 56, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoBiblios (Peru) (pt-BR) 1
SessãoRevisión (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-04-06 (pt-BR) 1
hasAbstractObjetivo: O estudo aborda os aspectos teóricos conceituais ligados ao etiquetagem social. Apresenta as vantagens das etiquetas em diferentes plataformas da Web 2.0. Expõe alguns dos principais sites com sistema de etiquetagem social entre os que se destacam Flickr, Delicious, Technorati, entre outros. Analisa terminológicamente o uso das etiquetas na blogosfera como modelo de representação da informação. Métodos: A pesquisa tomou como métodos a análise de conteúdo qualitativo para identificar o comportamento da bibliografia internacional sobre esta temática e a análise métrica com o objetivo de caracterizar o uso do etiquetagem social na blogosfera. Resultados: O estudo permitiu descrever qualitativamente o uso das etiquetas nos blogs e suas particularidades terminológicas sociais aos seguintes aspectos: a criação das etiquetas nestes espaços esta relacionada com uma série de temáticas sociais entre as que se podem destacar: Política, Cultura, Economia, Gênero, História, Sexualidade, Discriminação, Saúde, Médio Ambiente, Tecnologia. As etiquetas nestas plataformas se definem do geral ao particular e não existe um limite de participações para sua criação, geralmente os autores citam para cada post entre 4-7 etiquetas com o objetivo de difundir o mais possível seus conteúdos na comunidade. Conclusão: O presente estudo possibilita refletir o impacto social do uso das etiquetas em plataformas como os blogs. (pt-BR) 3
hasAbstractObjetivo: El estudio aborda los aspectos teóricos conceptuales asociados al etiquetado social. Presenta las ventajas del etiquetas en diferentes plataformas de la Web 2.0. Expone algunos de los principales sitios con sistema de etiquetado social entre los que se destacan Flickr, Delicious, Technorati, entre otros. Analiza terminológicamente el uso de las etiquetas en la blogosfera como modelo de representación de la información. Métodos: La investigación tomó como métodos el análisis de contenido cualitativo para identificar el comportamiento de la bibliografía internacional sobre esta temática y el análisis métrico con el objetivo de caracterizar el uso del etiquetado social en la blogosfera. Resultados: El estudio permitió describir cualitativamente el uso de las etiquetas en los blogs y sus particularidades terminológicas asociadas a los siguientes aspectos: la creación de las etiquetas en estos espacios esta relacionada con una serie de temáticas sociales entre las que se pueden destacar: Política, Cultura, Economía, Género, Historia, Sexualidad, Discriminación, Salud, Medio Ambiente, Tecnología. Las etiquetas en estas plataformas se definen de lo general a lo particular y no existe un límite de concurrencias para su creación, generalmente los autores citan para cada post entre 4-7 etiquetas con el objetivo de difundir lo más posible sus contenidos en la comunidad. Conclusión: El presente estudio posibilita reflejar el impacto social del uso de las etiquetas en plataformas como los blogs. (es-ES) 3
hasAbstractObjective: The study addresses the theoretical and conceptual aspects related to social labeling. Has the advantages of labels on different platforms of Web 2.0. Exposes some of the major sites of social labeling system including Flickr, Delicious, Technorati is destcan, among others. Terminologically analyzed using the tags in the blogosphere as a model for representing information. Methods: The research took as methods of qualitative content analysis to identify the behavior of the international literature on this subject and the metric analysis to characterize the use of social labeling in the blogosphere. Results: The study led to qualitatively describe the use of labels on blogs and their terminological particularities associated with the following aspects: creating labels in these spaces is related to a number of social issues among which we can highlight: Politics, Culture, economy, Gender, History, Sexuality, Discrimination, Health, Environment, Technology. The labels on these platforms are defined from the general to the particular and there is no limit concurrency for its creation, usually the authors cite for each post 4-7 labels in order to spread their content as possible in the community. Conclusions: This study enables reflect the social impact of using labels on platforms like blogs. (en) 3
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