O Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408 :: Brapci 2.0
[Comunicação & Informação; v. 20, n. 2 (2017); 26-44]
Artigo
O Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408

Resumo: Este artigo analisa as estratégias discursivas midiáticas utilizadas pelas Rádios Gaúcha AM 600 FM 93.7 e Guaíba 720 AM 101.3 FM, para capturar ouvinte-internautas por meio da rede social Twitter. O referencial teórico –metodológico é fundamentado na discussão sobre o panorama do rádio contemporâneo e a adoção de redes sociais digitais pelo rádio, focando sua abordagem nos usos do Twitter. A análise evidenciou a construção de contratos de leitura por meio de uma proposta de produção de sentidos capaz de constituir vínculos com os ouvintes-internautas. A criação de hashtags, publicação de conteúdos da cobertura radiofônica especialmente organizada e a ênfase dada às performances dos narradores Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha) e Marco Antônio Pereira (Guaíba) foram as principais estratégias identificadas para capturar a audiência. 

Palavras-chave: Ciëncia Social Aplicada. Comunicação. Estratégia Midiática.



Como citar
KROTH, M. E.; GIACOMELLI, F. O twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios gaúcha e guaíba na cobertura do grenal 408. Comunicação & Informação, v. 20, n. 2, p. 26-44, 2017. DOI: 10.5216/ci.v20i2.39534 Acesso em: 26 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorO Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408
KROTH, Maicon Elias; GIACOMELLI, Fábio
Comunicação & Informação, n. 2, v. 20, p. 26-44, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/39534 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5216/ci.v20i2.39534 (pt-BR) 3
TítuloO Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408 (pt-BR) 3
AutorKROTH, Maicon Elias (pt-BR) 1
AutorGIACOMELLI, Fábio (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/39534/24687 (pt-BR) 3
Link de acessohttps://revistas.ufg.br/ci/article/view/39534/24922 (pt-BR) 3
EdiçãoComunicação & Informação, n. 2, v. 20, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoComunicação & Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-11-30 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo analisa as estratégias discursivas midiáticas utilizadas pelas Rádios Gaúcha AM 600 FM 93.7 e Guaíba 720 AM 101.3 FM, para capturar ouvinte-internautas por meio da rede social Twitter. O referencial teórico –metodológico é fundamentado na discussão sobre o panorama do rádio contemporâneo e a adoção de redes sociais digitais pelo rádio, focando sua abordagem nos usos do Twitter. A análise evidenciou a construção de contratos de leitura por meio de uma proposta de produção de sentidos capaz de constituir vínculos com os ouvintes-internautas. A criação de hashtags, publicação de conteúdos da cobertura radiofônica especialmente organizada e a ênfase dada às performances dos narradores Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha) e Marco Antônio Pereira (Guaíba) foram as principais estratégias identificadas para capturar a audiência.  (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_39534#00028.pdf () 1
hasIdO Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408
KROTH, Maicon Elias; GIACOMELLI, Fábio
Comunicação & Informação, n. 2, v. 20, p. 26-44, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd44 (pt-BR) 1
hasPageStart26 (pt-BR) 1
SourceComunicação & Informação; v. 20, n. 2 (2017); 26-44 (pt-BR) 3
Source2317-675X () 3
Source1415-5842 () 3
TemaCiëncia Social Aplicada (pt-BR) 1
TemaComunicação (pt-BR) 1
TemaEstratégia Midiática (pt-BR) 1
TemaRadio (en) 1
TemaTwitter (en) 1