O Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA) The Foursquare as a tool of marketing: an analysis of the Central Library of Federal University of Pará, Brazil (UFPA) :: Brapci 2.0
[Revista ACB; v. 19, n. 1 (2014): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 89-101]
Relato de Pesquisa
O Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA) The Foursquare as a tool of marketing: an analysis of the Central Library of Federal University of Pará, Brazil (UFPA)

Resumo: Apresenta a rede social Foursquare na perspectiva de interação com os usuários no segmento virtual, com foco da pesquisa direcionado a Biblioteca Central (BC) localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo tem como fito mostrar como essa tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente para realização de estudos referente a desenvolvimento do plano de marketing para bibliotecas e para saber sobre problemas enfretados pelas mesmas. O procedimento metodológico e operacional visa quanto a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto a seu objetivo, a pesquisa exploratória e descritiva, tendo em vista a abordagem quantitativa e qualitativa feita através da observação sistemática e obtenção dos dados feitos diretamente na Home Page da referida rede social. Os resultados demonstram que a grande parte da população pesquisada reclama das condições do estado físico da BC, principalmente no que se refere ao desconforto para realização dos estudos, não apresentado contribuições positivas para o marketing da biblioteca. Conclui que a adoção de políticas de comunicação com os usuários mediada, sobretudo no campo virtual, proporciona subsídios de além do marketing, tem a possibilidade de ter conhecimento no que diz respeito aos entraves apresentados pelas unidades de informação.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Rede Social. Marketing. Universidade Federal do Pará. Biblioteca Central. Internet. Estudo de Usuário.



Como citar
PIRES, E. A. N.; GIRARD, C. D. T. O foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a biblioteca central da universidade federal do pará, brasil (ufpa) the foursquare as a tool of marketing: an analysis of the central library of federal university of pará, brazil (ufpa). Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 19, n. 1, p. 89-101, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/62560>. Acesso em: 27 jun. 2019.

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DescritorO Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA) The Foursquare as a tool of marketing: an analysis of the Central Library of Federal University of Pará, Brazil (UFPA)
PIRES, Erik André de Nazaré; GIRARD, Carla Daniella Teixeira
Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 19, p. 89-101, 2014. (Relato de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/933 (pt-BR) 3
TítuloO Foursquare como ferramenta de marketing: uma análise sobre a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, Brasil (UFPA) The Foursquare as a tool of marketing: an analysis of the Central Library of Federal University of Pará, Brazil (UFPA) (pt-BR) 3
AutorPIRES, Erik André de Nazaré (pt-BR) 1
AutorGIRARD, Carla Daniella Teixeira (pt-BR) 1
Link de acessohttps://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/933/pdf_90 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, n. 1, v. 19, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2014-03-19 (pt-BR) 1
hasAbstractApresenta a rede social Foursquare na perspectiva de interação com os usuários no segmento virtual, com foco da pesquisa direcionado a Biblioteca Central (BC) localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA). O estudo tem como fito mostrar como essa tecnologia pode ser uma ferramenta eficiente para realização de estudos referente a desenvolvimento do plano de marketing para bibliotecas e para saber sobre problemas enfretados pelas mesmas. O procedimento metodológico e operacional visa quanto a sua natureza, a pesquisa bibliográfica, e quanto a seu objetivo, a pesquisa exploratória e descritiva, tendo em vista a abordagem quantitativa e qualitativa feita através da observação sistemática e obtenção dos dados feitos diretamente na Home Page da referida rede social. Os resultados demonstram que a grande parte da população pesquisada reclama das condições do estado físico da BC, principalmente no que se refere ao desconforto para realização dos estudos, não apresentado contribuições positivas para o marketing da biblioteca. Conclui que a adoção de políticas de comunicação com os usuários mediada, sobretudo no campo virtual, proporciona subsídios de além do marketing, tem a possibilidade de ter conhecimento no que diz respeito aos entraves apresentados pelas unidades de informação. (pt-BR) 3
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