Critérios para seguir usuários e bots no Twitter :: Brapci 2.0
[Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; v. 5, n. 2 (2015)]
Artigo
Critérios para seguir usuários e bots no Twitter

Resumo: A ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não.

Palavras-chave: Análise de Rede Social. Pesquisa de Usuário. Bot.



Como citar
OLIVEIRA, C. C.; VIEIRA, C. C.; LOPES, A. O. Critérios para seguir usuários e bots no twitter. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 5, n. 2, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/61606>. Acesso em: 26 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorCritérios para seguir usuários e bots no Twitter
OLIVEIRA, Carina Capelão de; VIEIRA, Carolina Coimbra; LOPES, Ananda de Oliveira
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 5, 2015. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2679 (pt-BR) 3
TítuloCritérios para seguir usuários e bots no Twitter (pt-BR) 3
AutorOLIVEIRA, Carina Capelão de (pt-BR) 1
AutorVIEIRA, Carolina Coimbra (pt-BR) 1
AutorLOPES, Ananda de Oliveira (pt-BR) 1
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/2679/1738 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/downloadSuppFile/2679/981 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/downloadSuppFile/2679/982 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/downloadSuppFile/2679/983 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/downloadSuppFile/2679/984 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/downloadSuppFile/2679/985 (pt-BR) 3
EdiçãoMúltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 5, 2015. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoMúltiplos Olhares em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-06-23 (pt-BR) 1
hasAbstractA ciência tem procurado refletir sobre as redes sociais na internet, dada a sua popularidade. Muitos artigos científicos têm feito referência à utilização de bots como forma de publicar conteúdo com maior abrangência em tais redes, e alguns deles demonstram que simples técnicas de programação podem fazer com que os bots se tornem muito populares. Com o objetivo de investigar o que levam as pessoas a seguirem bots, neste trabalho, analisamos a dinâmica entre seguidores/seguidos na rede social Twitter para obter informações acerca dos fatores que motivam os indivíduos a seguir pessoas desconhecidas, de forma a investigar por que alguns bots são mais populares que os outros. Foram aplicados questionários junto a 31 usuários do Twitter e entrevistados outros 5. Por meio desta pesquisa de campo, concluiu-se que a qualidade do conteúdo postado (tema e dinâmica de atualização) são os fatores mais importantes para que um usuário opte por seguir outro, seja este um bot ou não. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/710/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_2679#00053.pdf () 1
hasIdCritérios para seguir usuários e bots no Twitter
OLIVEIRA, Carina Capelão de; VIEIRA, Carolina Coimbra; LOPES, Ananda de Oliveira
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, n. 2, v. 5, 2015. (Artigo) () 3
SourceMúltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; v. 5, n. 2 (2015) (pt-BR) 3
Source2237-6658 (pt-BR) 3
TemaAnálise de Rede Social (pt-BR) 1
TemaPesquisa de Usuário (pt-BR) 1
TemaBot (pt-BR) 1
TemaTwitter (en) 1