INTERFACE PARA UM AMBIENTE 
DE CONSUMO MAIS PARTICIPAÇÃO: UM WIDGET SOCIAL PARA A EXPERIÊNCIA GLOBO.COM :: Brapci 2.0
[Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação; 201-209]
Memória de Evento Científico-profissional
INTERFACE PARA UM AMBIENTE 
DE CONSUMO MAIS PARTICIPAÇÃO: UM WIDGET SOCIAL PARA A EXPERIÊNCIA GLOBO.COM

Resumo: Com a fragmentação do consumo de conteúdo pela Internet, e consequente pluralização da participação do usuário através de plataformas de redes sociais, novos desafios aos portais de notícias e entretenimento surgiram em agregar esses dois universos. O objetivo agora é permitir ao público consumir um assunto e manifestar sua opinião dentro de um ambiente híbrido, ao mesmo tempo de consumo e participação. Esse artigo desvenda alguns pontos da necessidade da construção deste tipo de experiência tomando como exemplo a Globo.com. Percebe-se que, quanto mais os usuários interagem entre si pelas redes, maior é a vontade irrefutável de opinar sobre os assuntos que tangem à sua vida e de refletir essas mensagens junto às entidades oficiais que tratam esses assuntos, propiciando o processo colaborativo.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Rede Social. Notícia.



Como citar
ABREU, M.; COIMBRA, P. Interface para um ambiente 
de consumo mais participaã‡ãƒo: um widget social para a experiãŠncia globo.com. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, p. 201-209, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/52817>. Acesso em: 26 jun. 2019.

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propriedadevalor
DescritorINTERFACE PARA UM AMBIENTE 
DE CONSUMO MAIS PARTICIPAÇÃO: UM WIDGET SOCIAL PARA A EXPERIÊNCIA GLOBO.COM
ABREU, Marianne; COIMBRA, Paulo
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, p. 201-209, 2011. (Memória de Evento Científico-profissional) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10797 (pt-BR) 3
TítuloINTERFACE PARA UM AMBIENTE 
DE CONSUMO MAIS PARTICIPAÇÃO: UM WIDGET SOCIAL PARA A EXPERIÊNCIA GLOBO.COM (pt-BR) 3
AutorABREU, Marianne (pt-BR) 1
AutorCOIMBRA, Paulo (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10797/6091 (pt-BR) 3
EdiçãoPerspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, 2011. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPerspectivas em Gestão & Conhecimento (pt-BR) 1
SessãoMemória de Evento Científico-profissional (pt-BR) 1
Disponibilizado2011-10-22 (pt-BR) 1
hasAbstractCom a fragmentação do consumo de conteúdo pela Internet, e consequente pluralização da participação do usuário através de plataformas de redes sociais, novos desafios aos portais de notícias e entretenimento surgiram em agregar esses dois universos. O objetivo agora é permitir ao público consumir um assunto e manifestar sua opinião dentro de um ambiente híbrido, ao mesmo tempo de consumo e participação. Esse artigo desvenda alguns pontos da necessidade da construção deste tipo de experiência tomando como exemplo a Globo.com. Percebe-se que, quanto mais os usuários interagem entre si pelas redes, maior é a vontade irrefutável de opinar sobre os assuntos que tangem à sua vida e de refletir essas mensagens junto às entidades oficiais que tratam esses assuntos, propiciando o processo colaborativo. (pt-BR) 3
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TemaArquitetura da Informação (pt-BR) 1
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