ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL :: Brapci 2.0
[Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 5, n. 1 (2015); 184-195]
Relato de Pesquisa | Research Article
ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL

Resumo: Verificou-se a utilização das redes sociais, em especial o microblog Twitter, na campanha eleitoral para prefeito da cidade de João Pessoa, no ano de 2012. Avaliou-se o desempenho dos candidatos em relação a pesquisas de opiniões de votos por veículos de comunicação e as menções de internautas sobre seus candidatos. Acompanhou-se também, em tempo real, o resultado do pleito conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado da Paraíba. Realizou-se uma análise sobre qual dos meios de comunicação foi mais eficiente em relação à aproximação de resultados apurados pelo TRE. Por fim, foram elaborados infográficos interativos contendo alguns resultados relevantes e uma comparação de pesquisas de opinião.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Infográfico. Campanha Eleitoral.



Como citar
MELLO, T. S.; BEZERRA, E. P.; MORAIS, A. P. A.; SANTOS, J. G. Análise e visualização de dados do twitter para divulgação de conteúdo de uma eleição municipal. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 5, n. 1, p. 184-195, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/52275>. Acesso em: 26 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL
MELLO, Thiago Silva; BEZERRA, Ed Porto; MORAIS, Aline Priscila Araujo de; SANTOS, Joceane Gomes do
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, n. 1, v. 5, p. 184-195, 2015. (Relato de Pesquisa | Research Article) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19232 (pt-BR) 3
TítuloANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL (pt-BR) 3
AutorMELLO, Thiago Silva (pt-BR) 1
AutorBEZERRA, Ed Porto (pt-BR) 1
AutorMORAIS, Aline Priscila Araujo de (pt-BR) 1
AutorSANTOS, Joceane Gomes do (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19232/13429 (pt-BR) 3
EdiçãoPerspectivas em Gestão & Conhecimento, n. 1, v. 5, 2015. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPerspectivas em Gestão & Conhecimento (pt-BR) 1
SessãoRelato de Pesquisa | Research Article (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-02-04 (pt-BR) 1
hasAbstractVerificou-se a utilização das redes sociais, em especial o microblog Twitter, na campanha eleitoral para prefeito da cidade de João Pessoa, no ano de 2012. Avaliou-se o desempenho dos candidatos em relação a pesquisas de opiniões de votos por veículos de comunicação e as menções de internautas sobre seus candidatos. Acompanhou-se também, em tempo real, o resultado do pleito conduzido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado da Paraíba. Realizou-se uma análise sobre qual dos meios de comunicação foi mais eficiente em relação à aproximação de resultados apurados pelo TRE. Por fim, foram elaborados infográficos interativos contendo alguns resultados relevantes e uma comparação de pesquisas de opinião. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_19232#00059.pdf () 1
hasIdANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS DO TWITTER PARA DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA ELEIÇÃO MUNICIPAL
MELLO, Thiago Silva; BEZERRA, Ed Porto; MORAIS, Aline Priscila Araujo de; SANTOS, Joceane Gomes do
Perspectivas em Gestão & Conhecimento, n. 1, v. 5, p. 184-195, 2015. (Relato de Pesquisa | Research Article) () 3
hasPageEnd195 (pt-BR) 1
hasPageStart184 (pt-BR) 1
SourcePerspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 5, n. 1 (2015); 184-195 (pt-BR) 3
Source2236-417X (pt-BR) 3
TemaPlanejamento Estratégico (pt-BR) 1
TemaInfográfico (pt-BR) 1
TemaCampanha Eleitoral (pt-BR) 1
TemaTwitter (en) 1