O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital

O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital :: Brapci 2.0
[Informação em Pauta; v. 2 (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196]
Artigo
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital

Resumo: No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Consumismo. Consumo Compartilhado. Era Digital. Rede Social. Economia Compartilhada.



Como citar
ZACARIAS, J. W. B.; BATISTA, I. C. G. S.; PEREIRA, J. A. A. O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital. Informação em Pauta, v. 2, p. 181-196, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/41764>. Acesso em: 19 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorO FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
ZACARIAS, José Wellithon Batista; BATISTA, Isabel Cristina Gonçalves Santos; PEREIRA, José Adailson de Albuquerque
Informação em Pauta, v. 2, p. 181-196, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653 (pt-BR) 3
TítuloO FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital (pt-BR) 3
AutorZACARIAS, José Wellithon Batista (pt-BR) 1
AutorBATISTA, Isabel Cristina Gonçalves Santos (pt-BR) 1
AutorPEREIRA, José Adailson de Albuquerque (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31066 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31082 (pt-BR) 3
EdiçãoInformação em Pauta, v. 2, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação em Pauta (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-11-02 (pt-BR) 1
hasAbstractNo decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/699/2018/09/oai_periodicos_ufc_article_20653#00048.pdf () 1
hasFileStorage_repository/699/2018/09/oai_periodicos_ufc_article_20653#00048.txt () 1
hasIdO FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
ZACARIAS, José Wellithon Batista; BATISTA, Isabel Cristina Gonçalves Santos; PEREIRA, José Adailson de Albuquerque
Informação em Pauta, v. 2, p. 181-196, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd196 (pt-BR) 1
hasPageStart181 (pt-BR) 1
SourceInformação em Pauta; v. 2 (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196 (pt-BR) 3
Source2525-3468 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
TemaConsumismo (pt-BR) 1
TemaConsumo Compartilhado (pt-BR) 1
TemaEra Digital (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaEconomia Compartilhada (pt-BR) 1