University libraries of state institutions of higher education of paraná and mediation of information on facebook

University libraries of state institutions of higher education of paraná and mediation of information on facebook :: Brapci 2.0
[RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 15, n. 2 (2017): maio/ago.: "Profissional da informação, bibliotecas universitárias e a produção da informação no contexto atual"; 442-468]
Artigo de Pesquisa
Bibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook

University libraries of state institutions of higher education of paraná and mediation of information on facebook

Resumo: Apresenta uma pesquisa sobre as bibliotecas universitárias e as formas de mediação da informação através das ferramentas web, em especial das redes sociais. Como objetivo identifica e analisa a mediação da informação no Facebook. Quanto aos procedimentos metodológicos, o artigo é de caráter exploratório e utiliza inicialmente de uma breve revisão bibliográfica dos termos biblioteca universitária, redes sociais e mediação da informação e, posteriormente, analisa uma coleta de dados a partir do método da pesquisa documental. Utiliza como técnica de coleta a observação e de análise dos dados a Análise de Conteúdo. Como resultados, apresenta o número e os nomes das contas localizadas na rede social, as características delas (tipo de perfil, número de amigos ou curtidas), quantidade de posts feitos por cada conta e sua periodicidade, o conteúdo das postagens distribuído em 15 categorias temáticas, a interação existente entre as contas das bibliotecas e seus interlocutores, a partir das curtidas, comentários e compartilhamentos. Considera que o uso das redes sociais ainda é pequeno pelas unidades de informação pesquisadas, visto que somente 31% delas utilizam o Facebook como forma de mediar a informação e interagir com seu público. Conclui que o número de amigos no perfil, curtidas na página ou quantidade de postagens, não garantem uma boa interlocução entre a conta e os usuários, visto que o momento em que os usuários se encontram online na rede interfere mais do que os demais elementos apontados.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteca Universitária (México). Rede Social. Facebook. Mediação da Informação.



Abstract: Presents a research on university libraries and forms of information mediation through web tools, especially social medias. As goal, identify and analyze the mediation of information on Facebook. As for the methodological procedures, the article is exploratory and initially uses a brief bibliographic review of the terms university library, social medias and mediation of information and, later, analyzes a collection of data from the method of documentary research. It uses as technique for data collection the observation and as analysis of the data the Content Analysis. As results, it shows the number and names of the accounts located in the social media, the characteristics of them (type of profile, number of friends or likes), number of posts made by each account and their periodicity, the content of the posts distributed in 15 themed categories, the interaction between the libraries accounts and their interlocutors, from the likings, comments and shares. It considers that the use of social medias by the units of information researched is still small, since only 31% of them use Facebook as a way to mediate the information and to interact with its public. It concludes that the number of friends in the profile, likes on the page or number of posts do not guarantee a good interlocution between the account and the users, since the moment that the users are online on the network interferes more than the other elements pointed out.

Keywords: Information Science. University Library. Social Medias. Mediation of Information.



Como citar
SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JUNIOR, O. F. Bibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no facebook. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 15, n. 2, p. 442-468, 2017. DOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8648210 Acesso em: 24 ago. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorBibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook
SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco
Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 2, v. 15, p. 442-468, 2017. (Artigo de Pesquisa) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.20396/rdbci.v15i2.8648210 (pt-BR) 3
TítuloBibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook (pt-BR) 3
TítuloUniversity libraries of state institutions of higher education of paraná and mediation of information on facebook (en) 3
AutorSANTOS NETO, João Arlindo dos (pt-BR) 1
AutorALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco (pt-BR) 1
Link de acessohttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210/pdf (pt-BR) 3
Link de acessohttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210/pdf_1 (pt-BR) 3
Link de acessohttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648210/xml (pt-BR) 3
EdiçãoPáginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal). (pt-BR) 2
EdiçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 2, v. 15, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoRbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo de Pesquisa (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-04-12 (pt-BR) 1
hasAbstractApresenta uma pesquisa sobre as bibliotecas universitárias e as formas de mediação da informação através das ferramentas web, em especial das redes sociais. Como objetivo identifica e analisa a mediação da informação no Facebook. Quanto aos procedimentos metodológicos, o artigo é de caráter exploratório e utiliza inicialmente de uma breve revisão bibliográfica dos termos biblioteca universitária, redes sociais e mediação da informação e, posteriormente, analisa uma coleta de dados a partir do método da pesquisa documental. Utiliza como técnica de coleta a observação e de análise dos dados a Análise de Conteúdo. Como resultados, apresenta o número e os nomes das contas localizadas na rede social, as características delas (tipo de perfil, número de amigos ou curtidas), quantidade de posts feitos por cada conta e sua periodicidade, o conteúdo das postagens distribuído em 15 categorias temáticas, a interação existente entre as contas das bibliotecas e seus interlocutores, a partir das curtidas, comentários e compartilhamentos. Considera que o uso das redes sociais ainda é pequeno pelas unidades de informação pesquisadas, visto que somente 31% delas utilizam o Facebook como forma de mediar a informação e interagir com seu público. Conclui que o número de amigos no perfil, curtidas na página ou quantidade de postagens, não garantem uma boa interlocução entre a conta e os usuários, visto que o momento em que os usuários se encontram online na rede interfere mais do que os demais elementos apontados. (pt-BR) 3
hasAbstractPresents a research on university libraries and forms of information mediation through web tools, especially social medias. As goal, identify and analyze the mediation of information on Facebook. As for the methodological procedures, the article is exploratory and initially uses a brief bibliographic review of the terms university library, social medias and mediation of information and, later, analyzes a collection of data from the method of documentary research. It uses as technique for data collection the observation and as analysis of the data the Content Analysis. As results, it shows the number and names of the accounts located in the social media, the characteristics of them (type of profile, number of friends or likes), number of posts made by each account and their periodicity, the content of the posts distributed in 15 themed categories, the interaction between the libraries accounts and their interlocutors, from the likings, comments and shares. It considers that the use of social medias by the units of information researched is still small, since only 31% of them use Facebook as a way to mediate the information and to interact with its public. It concludes that the number of friends in the profile, likes on the page or number of posts do not guarantee a good interlocution between the account and the users, since the moment that the users are online on the network interferes more than the other elements pointed out. (en) 3
hasFileStorage_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8648210#00017.pdf () 1
hasIdBibliotecas universitárias das instituições estaduais de ensino superior paranaenses e a mediação da informação no Facebook
SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco
Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 2, v. 15, p. 442-468, 2017. (Artigo de Pesquisa) () 3
hasPageEnd468 (pt-BR) 1
hasPageStart442 (pt-BR) 1
SourceRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 15, n. 2 (2017): maio/ago.: "Profissional da informação, bibliotecas universitárias e a produção da informação no contexto atual"; 442-468 (pt-BR) 3
Source1678-765X (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaBiblioteca Universitária (México) (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaFacebook (pt-BR) 1
TemaMediação da Informação (pt-BR) 1
TemaInformation Science (en) 1
TemaUniversity Library (en) 1
TemaSocial Medias (en) 1
TemaMediation of Information (en) 1