Knowledge in social construction perspective: social networking and knowledge management in organizational environments of libraries

Knowledge in social construction perspective: social networking and knowledge management in organizational environments of libraries :: Brapci 2.0
[RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 14, n. 1 (2016): Evolução dos ambientes, processos informacionais e a atuação do profissional bibliotecário; 68-89]
Artigo
O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas

Knowledge in social construction perspective: social networking and knowledge management in organizational environments of libraries

Resumo: A Gestão do Conhecimento constitui-se em um complemento na administração organizacional. Entre outras características, reconhece os fluxos informais de informação, cujo tratamento requer o uso de tecnologias, promovendo a criação, armazenamento e transferência do conhecimento. As Redes Sociais, neste contexto, representam os atores que criam, geram e disseminam esse conhecimento, reforçando a ideia de que o conhecimento organizacional se estabelece a partir da construção social. Este trabalho é um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar algumas concepções que aproximam as temáticas Gestão do Conhecimento e Redes Sociais. Constitui-se em uma pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica. Os resultados apontam que tais abordagens têm contribuído à Ciência da Informação e que podem ser aplicadas em ambientes organizacionais, tais como de bibliotecas. E a metodologia de Análise de Redes Sociais pode ser uma importante aliada na promoção destes estudos.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Gestão do Conhecimento. Rede Social. Biblioteca. Redes Sociais.



Abstract: Knowledge Management is a complement to the organizational administration. Among other features, it recognizes the informal information flows, whose treatment requires the use of technologies, promoting the creation, storage and transfer of knowledge. Social Networks, in this context, represent the actors that create, generate and disseminate this knowledge, reinforcing the idea that organizational knowledge is established from the social construction. This article is a theoretical essay whose goal is to introduce some concepts that approximate the themes Knowledge Management and Social Networking. It is an exploratory research conducted through a literature review. Results indicate that such approaches have contributed to the Science of Information and can be applied in organizational environments such as libraries. Social Network Analysis methodology can be an important ally in the promotion of these studies.

Keywords: Information Science. Librarianship. Knowledge Management. Social Networks. Libraries.



Como citar
FERREIRA, L. J. A.; ALVARES, L. M. A. R.; MARTINS, D. L. O conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 68-89, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i1.8640994 Acesso em: 17 set. 2019.

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DescritorO conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas
FERREIRA, Liliane Juvência Azevedo; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; MARTINS, Dalton Lopes
Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 1, v. 14, p. 68-89, 2016. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640994 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.20396/rdbci.v14i1.8640994 (pt-BR) 3
TítuloO conhecimento na perspectiva da construção social: as redes sociais e a gestão do conhecimento em ambientes organizacionais de bibliotecas (pt-BR) 3
TítuloKnowledge in social construction perspective: social networking and knowledge management in organizational environments of libraries (en) 3
AutorFERREIRA, Liliane Juvência Azevedo (pt-BR) 1
AutorALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende (pt-BR) 1
AutorMARTINS, Dalton Lopes (pt-BR) 1
Link de acessohttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8640994/pdf (pt-BR) 3
EdiçãoCiência da Informação. (pt-BR) 2
EdiçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 1, v. 14, 2016. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoRbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-02-01 (pt-BR) 1
hasAbstractA Gestão do Conhecimento constitui-se em um complemento na administração organizacional. Entre outras características, reconhece os fluxos informais de informação, cujo tratamento requer o uso de tecnologias, promovendo a criação, armazenamento e transferência do conhecimento. As Redes Sociais, neste contexto, representam os atores que criam, geram e disseminam esse conhecimento, reforçando a ideia de que o conhecimento organizacional se estabelece a partir da construção social. Este trabalho é um ensaio teórico cujo objetivo é apresentar algumas concepções que aproximam as temáticas Gestão do Conhecimento e Redes Sociais. Constitui-se em uma pesquisa exploratória, por meio de revisão bibliográfica. Os resultados apontam que tais abordagens têm contribuído à Ciência da Informação e que podem ser aplicadas em ambientes organizacionais, tais como de bibliotecas. E a metodologia de Análise de Redes Sociais pode ser uma importante aliada na promoção destes estudos. (pt-BR) 3
hasAbstractKnowledge Management is a complement to the organizational administration. Among other features, it recognizes the informal information flows, whose treatment requires the use of technologies, promoting the creation, storage and transfer of knowledge. Social Networks, in this context, represent the actors that create, generate and disseminate this knowledge, reinforcing the idea that organizational knowledge is established from the social construction. This article is a theoretical essay whose goal is to introduce some concepts that approximate the themes Knowledge Management and Social Networking. It is an exploratory research conducted through a literature review. Results indicate that such approaches have contributed to the Science of Information and can be applied in organizational environments such as libraries. Social Network Analysis methodology can be an important ally in the promotion of these studies. (en) 3
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FERREIRA, Liliane Juvência Azevedo; ALVARES, Lillian Maria Araújo de Rezende; MARTINS, Dalton Lopes
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