Análise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras

Análise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras :: Brapci 2.0
[RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 12, n. 3 (2014): set./dez.; 5-27]
Artigo
Análise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras

Resumo: As redes sociais são hoje ferramentas que permitem às instituições maior interatividade e comunicação na relação empresa/cliente. Nesse sentido, as bibliotecas estão buscando se modernizar e cada vez mais utilizar a tecnologia a seu favor. Este estudo procurou analisar o uso das redes sociais por bibliotecas universitárias públicas brasileiras na prestação de serviços a seus clientes. Para isso, uma pesquisa do tipo survey foi realizada, de caráter exploratório-descritivo, usando-se um questionário on-line. A unidade de observação foram os gestores das bibliotecas, com a proposta de se descobrir como as redes sociais estão sendo exploradas para a prestação de serviços. Dentre um universo de pesquisa de cinquenta e nove bibliotecas, obteve-se uma amostra de trinta e uma. Os dados, coletados e tratados pelo software Encuestafacil, demonstraram que as bibliotecas estão seguindo a tendência de automatização e virtualização de produtos e serviços. A maioria das bibliotecas está utilizando ao menos um dos recursos da Web 2.0, avaliando como positivo o uso dos mesmos e apontando a agilidade, a interatividade e a comunicação como melhorias obtidas com o uso das redes sociais. Com base nos resultados foi proposta uma classificação das bibliotecas tendo como referência o uso das novas tecnologias, obtendo-se quatro grupos. Constatou-se que o maior grupo oferece os serviços na web em um período que varia entre um e três anos, possui um maior leque de oferta de serviços, mas que ainda não fazem a atualização diária de seus perfis nas redes sociais. Por fim, sugestões para novos estudos foram feitas.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Tecnologia da Informação. Rede Social. Biblioteca Universitária (México). Serviço. Web 2.0. Rede Social. Redes Sociais. Bibliotecas Universitárias. Serviços. Web 2.0. Redes Sociais.



Como citar
RIBEIRO, A.; LEITE, R. S.; LOPES, H. E. G. Análise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, v. 12, n. 3, p. 5-27, 2014. DOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1591 Acesso em: 24 ago. 2019.

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propriedadevalor
DescritorAnálise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras
RIBEIRO, Adriana; LEITE, Ramon Silva; LOPES, Humberto Elias Garcia
Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 3, v. 12, p. 5-27, 2014. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1591 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.20396/rdbci.v12i3.1591 (pt-BR) 3
TítuloAnálise do uso das redes sociais em bibliotecas universitárias brasileiras (pt-BR) 3
AutorRIBEIRO, Adriana (pt-BR) 1
AutorLEITE, Ramon Silva (pt-BR) 1
AutorLOPES, Humberto Elias Garcia (pt-BR) 1
Link de acessohttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1591/pdf_79 (pt-BR) 3
EdiçãoPáginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal). (pt-BR) 2
EdiçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, n. 3, v. 12, 2014. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoRbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2014-09-04 (pt-BR) 1
hasAbstractAs redes sociais são hoje ferramentas que permitem às instituições maior interatividade e comunicação na relação empresa/cliente. Nesse sentido, as bibliotecas estão buscando se modernizar e cada vez mais utilizar a tecnologia a seu favor. Este estudo procurou analisar o uso das redes sociais por bibliotecas universitárias públicas brasileiras na prestação de serviços a seus clientes. Para isso, uma pesquisa do tipo survey foi realizada, de caráter exploratório-descritivo, usando-se um questionário on-line. A unidade de observação foram os gestores das bibliotecas, com a proposta de se descobrir como as redes sociais estão sendo exploradas para a prestação de serviços. Dentre um universo de pesquisa de cinquenta e nove bibliotecas, obteve-se uma amostra de trinta e uma. Os dados, coletados e tratados pelo software Encuestafacil, demonstraram que as bibliotecas estão seguindo a tendência de automatização e virtualização de produtos e serviços. A maioria das bibliotecas está utilizando ao menos um dos recursos da Web 2.0, avaliando como positivo o uso dos mesmos e apontando a agilidade, a interatividade e a comunicação como melhorias obtidas com o uso das redes sociais. Com base nos resultados foi proposta uma classificação das bibliotecas tendo como referência o uso das novas tecnologias, obtendo-se quatro grupos. Constatou-se que o maior grupo oferece os serviços na web em um período que varia entre um e três anos, possui um maior leque de oferta de serviços, mas que ainda não fazem a atualização diária de seus perfis nas redes sociais. Por fim, sugestões para novos estudos foram feitas. (pt-BR) 3
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