Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais

Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais :: Brapci 2.0
[Perspectivas em Ciência da Informação; v. 20, n. 2 (2015); 19-37]
Artigo Científico
Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais

Resumo: Métricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Webometria. Almetrics. Bibliometria. Fator de Impacto. Rede Social.



Como citar
BARROS, M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 2, p. 19-37, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/37063>. Acesso em: 19 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAltmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
BARROS, Moreno
Perspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 20, p. 19-37, 2015. (Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1782 (pt-BR) 3
TítuloAltmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais (pt-BR) 3
AutorBARROS, Moreno (pt-BR) 1
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1782/1592 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/555 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/556 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/557 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/558 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/559 (pt-BR) 3
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/downloadSuppFile/1782/560 (pt-BR) 3
EdiçãoPerspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 20, 2015. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPerspectivas em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2015-06-30 (pt-BR) 1
hasAbstractMétricas alternativas ou “altmetrics” podem ser definidas como o estudo e uso de medidas de impacto acadêmico com base na atividade de ferramentas e ambientes online. Altmetrics visam medir as diferentes formas e padrões de significado e uso dos produtos científicos, olhando não apenas para a publicação em veículos tradicionais, mas também o processo mais amplo de disseminação em ambientes emergentes. O presente trabalho apresenta as altmetrics e advoga sua aplicação para avaliar o impacto acadêmico. Seu objetivo é atualizar o conceito de influência científica em um século caracterizado pela rápida disseminação de informações e adoção de mídias sociais em escala global. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1782#00029.pdf () 1
hasIdAltmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais
BARROS, Moreno
Perspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 20, p. 19-37, 2015. (Artigo Científico) () 3
hasPageEnd37 (pt-BR) 1
hasPageStart19 (pt-BR) 1
SourcePerspectivas em Ciência da Informação; v. 20, n. 2 (2015); 19-37 (pt-BR) 3
Source19815344 () 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaWebometria (pt-BR) 1
TemaAlmetrics (pt-BR) 1
TemaBibliometria (pt-BR) 1
TemaFator de Impacto (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1