Adoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa

Adoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa :: Brapci 2.0
[Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18, n. 2 (2013); 167-181]
Relato de Experiência
Adoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa

Resumo: O surgimento da Web Social proporcionou um espaço virtual de participação dos usuários de bibliotecas. Assim, casos de adoção de redes sociais têm sido observados nas bibliotecas universitárias espanholas desde 2005, quando se publicaram os primeiros artigos científicos para acompanhar este movimento. Considerando o âmbito das bibliotecas de universidades públicas na Espanha, foi realizada uma pesquisa exploratória para conhecer a situação real do modelo de presença destas bibliotecas nas redes sociais Facebook e Twitter. Este trabalho investiga um modelo de adoção das redes sociais, considerando aspectos que envolvem criação dos perfis das bibliotecas, publicação de conteúdo, interação com os usuários, criação de conteúdo pelo usuário, estabelecimento de normas de uso e estilo, e medição e avaliação dos indicadores sociais para apoiar gestores de bibliotecas universitárias neste tipo de projeto tecnológico. Apesar de o levantamento realizado constatar a adoção das mídias sociais em nas bibliotecas universitárias espanholas observa-se que ainda há necessidade de se oferecer uma experiência para o usuário que propicie a sua participação através de comentários e outras ações que promova a interação com o bibliotecário.

Palavras-chave: Biblioteconomia. Biblioteca 2.0. Interação. Web Social. Biblioteca Universitária (México). Rede Social.



Como citar
VIEIRA, D. V.; BAPTISTA, S. G.; CUEVAS-CERVERó, A. Adoção da web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais – relato de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 18, n. 2, p. 167-181, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/34779>. Acesso em: 22 ago. 2019.

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DescritorAdoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa
VIEIRA, David Vernon; BAPTISTA, Sofia Galvão; CUEVAS-CERVERó, Aurora
Perspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 18, p. 167-181, 2013. (Relato de Experiência) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1704 (pt-BR) 3
TítuloAdoção da Web 2.0 em Bibliotecas de Universidades Públicas Espanholas: perspectivas de interação do bibliotecário com as Redes Sociais – relato de pesquisa (pt-BR) 3
AutorVIEIRA, David Vernon (pt-BR) 1
AutorBAPTISTA, Sofia Galvão (pt-BR) 1
AutorCUEVAS-CERVERó, Aurora (pt-BR) 1
Link de acessohttp://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1704/1179 (pt-BR) 3
EdiçãoPerspectivas em Ciência da Informação, n. 2, v. 18, 2013. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPerspectivas em Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoRelato de Experiência (pt-BR) 1
Disponibilizado2013-05-24 (pt-BR) 1
hasAbstractO surgimento da Web Social proporcionou um espaço virtual de participação dos usuários de bibliotecas. Assim, casos de adoção de redes sociais têm sido observados nas bibliotecas universitárias espanholas desde 2005, quando se publicaram os primeiros artigos científicos para acompanhar este movimento. Considerando o âmbito das bibliotecas de universidades públicas na Espanha, foi realizada uma pesquisa exploratória para conhecer a situação real do modelo de presença destas bibliotecas nas redes sociais Facebook e Twitter. Este trabalho investiga um modelo de adoção das redes sociais, considerando aspectos que envolvem criação dos perfis das bibliotecas, publicação de conteúdo, interação com os usuários, criação de conteúdo pelo usuário, estabelecimento de normas de uso e estilo, e medição e avaliação dos indicadores sociais para apoiar gestores de bibliotecas universitárias neste tipo de projeto tecnológico. Apesar de o levantamento realizado constatar a adoção das mídias sociais em nas bibliotecas universitárias espanholas observa-se que ainda há necessidade de se oferecer uma experiência para o usuário que propicie a sua participação através de comentários e outras ações que promova a interação com o bibliotecário. (pt-BR) 3
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