Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy. :: Brapci 2.0
[Informação & Informação; v. 14, n. 1esp (2009); 25-45]
Artigo
Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.

Folcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy.

Resumo: O uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.   

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Organização da Informação. Competência Classificatória. Folksonomia. Rede Social. Ambiente Colaborativo.



Como citar
MOURA, M. A. Folksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.. Informação & Informação, v. 14, n. 1esp, p. 25-45, 2009. DOI: 10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25 Acesso em: 27 jun. 2019.

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DescritorFolksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais.
MOURA, Maria Aparecida
Informação & Informação, n. 1esp, v. 14, p. 25-45, 2009. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5433/1981-8920.2009v14n1espp25 (pt-BR) 3
TítuloFolksonomias, redes sociais e a formação para o tagging literacy: desafios para a organização da informação em ambientes colaborativos virtuais. (pt-BR) 3
TítuloFolcsonomías, redes sociales y la formación para el tagging literacy. (es-ES) 3
AutorMOURA, Maria Aparecida (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/2196/3217 (pt-BR) 3
EdiçãoInformação & Informação, n. 1esp, v. 14, 2009. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2009-12-15 (pt-BR) 1
hasAbstractO uso combinado dos sistemas de etiquetagem social (social tagging), da personalização tecnológica bem como do funcionamento colaborativo em redes sociais trouxe novos desafios à organização e à recuperação da informação contemporânea em ambientes colaborativos virtuais. Esses desafios estão, sobretudo, na alteração da mediação na organização e acesso à informação, hoje exercida e compartilhada de modo dinâmico pelos usuários finais por meio de um conjunto de camadas tecnológicas.  Neste artigo, analisam-se as implicações sociais e técnicas dos fatores intervenientes, notadamente as folksonomias e a personalização tecnológica, na organização da informação e do conhecimento em ambientes colaborativos. Sistematizam-se os acordos estabelecidos nos processos de organização da informação e recuperação da informação em ambientes colaborativos abertos. Apresentam-se os conceitos de identidade informacional, ambientes virtuais de trocas e culturas informacionais e o conceito de cultura classificatória (tagging literacy) que compreende as questões do usuário, na condição de ator principal na especificação de necessidades informacionais.    (pt-BR) 3
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SourceInformação & Informação; v. 14, n. 1esp (2009); 25-45 (pt-BR) 3
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TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
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