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[Informação & Informação; v. 12, n. 1esp (2007); 63-86]
Artigo
Redes sociais, conhecimento e inovação localizada.



Resumo: O processo de inovação recebe influência de seu meio, o que o torna dependente da interação social, que é preponderante para seu crescimento e solidificação. As redes sociais, estruturadas pelas interações entre atores, propiciam o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento determinantes para o desenvolvimento de inovações. Considerando esses elementos, este estudo tem como objetivo distinguir experiências de caráter localizado da inovação e do conhecimento em um consórcio de exportação de móveis. Para tanto, a metodologia empregada foi a Análise de Redes Sociais (ARS), que mapeia as interações entre atores, enfatizando medidas e fluxos de informação entre eles. Os resultados indicam que as redes sociais permeiam o compartilhamento da informação que levam a apropriação do conhecimento e sua adaptação para distintas realidades e que esse processo ocorre entre as empresas participantes do consórcio no âmbito da gestão de processos. Tais empresas desenvolvem procedimentos similares para a inovação de gestão. Em virtude desse fato, consideramos que na rede social do consórcio a inovação de gestão é localizada.

Palavras-chave: Rede Social. Compartilhamento da Informação. Inovação Localizada.



Como citar
TOMAÉL, M. I. Redes sociais, conhecimento e inovação localizada.. Informação & Informação, v. 12, n. 1esp, p. 63-86, 2007. DOI: 10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63 Acesso em: 22 ago. 2019.

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DescritorRedes sociais, conhecimento e inovação localizada.
TOMAÉL, Maria Inês
Informação & Informação, n. 1esp, v. 12, p. 63-86, 2007. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1782 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5433/1981-8920.2007v12n1espp63 (pt-BR) 3
TítuloRedes sociais, conhecimento e inovação localizada. (pt-BR) 3
Título () 3
AutorTOMAÉL, Maria Inês (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1782/1519 (pt-BR) 3
EdiçãoInformação & Informação, n. 1esp, v. 12, 2007. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2007-12-15 (pt-BR) 1
hasAbstractO processo de inovação recebe influência de seu meio, o que o torna dependente da interação social, que é preponderante para seu crescimento e solidificação. As redes sociais, estruturadas pelas interações entre atores, propiciam o compartilhamento da informação e a construção do conhecimento determinantes para o desenvolvimento de inovações. Considerando esses elementos, este estudo tem como objetivo distinguir experiências de caráter localizado da inovação e do conhecimento em um consórcio de exportação de móveis. Para tanto, a metodologia empregada foi a Análise de Redes Sociais (ARS), que mapeia as interações entre atores, enfatizando medidas e fluxos de informação entre eles. Os resultados indicam que as redes sociais permeiam o compartilhamento da informação que levam a apropriação do conhecimento e sua adaptação para distintas realidades e que esse processo ocorre entre as empresas participantes do consórcio no âmbito da gestão de processos. Tais empresas desenvolvem procedimentos similares para a inovação de gestão. Em virtude desse fato, consideramos que na rede social do consórcio a inovação de gestão é localizada. (pt-BR) 3
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SourceInformação & Informação; v. 12, n. 1esp (2007); 63-86 (pt-BR) 3
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TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaCompartilhamento da Informação (pt-BR) 1
TemaInovação Localizada (pt-BR) 1