A geração z e as plataformas tecnológicas

A geração z e as plataformas tecnológicas :: Brapci 2.0
[Informação & Informação; v. 22, n. 2 (2017); 371-388]
Artigo
A geração z e as plataformas tecnológicas

Resumo: Introdução: O crescimento exponencial da área de informática, do processamento e distribuição da informação possibilita aos integrantes da Geração Z o acesso a um vasto universo de informações sobre diversos assuntos. Objetivo: Verificar a participação da Geração Z nas plataformas tecnológicas, realizado com alunos do 3º e 4º anos de uma escola federal de ensino médio no norte do Paraná. Metodologia: Análise de Redes Sociais (ARS), que possibilitou verificar o nível de interação e compartilhamento de informação por meio de dispositivos tecnológicos, e a técnica de Grupo Focal (GF), feita por temas e categorias, embasada na análise de conteúdo. Resultados: O ato de permanecer online favorece a sensação de proximidade com outros indivíduos, fator considerado importante no acesso à informação e na possibilidade de atualização imediata dos acontecimentos. Por manterem o hábito de utilização de tecnologia, a Geração Z está acostumada a contatos constantes, acesso fácil e rápido a informação, e por isso sentiriam dificuldade em se desfazer de plataformas como smartphones. Conclusões: As condutas frente às plataformas tecnológicas são vistas mais como ações cotidianas do que como hábitos essenciais, embora identifiquem que a falta da tecnologia pode privá-los de oportunidades. Mesmo habituados aos processos tecnológicos de comunicação e informação, o grupo aqui pesquisado não considera que nasceu junto com a tecnologia, mas foram se adaptando a ela.

Palavras-chave: Compartilhamento da Informação. Dispositivo Móvel. Análise de Rede Social. Rede Social.



Como citar
REIS, E. V.; TOMAÉL, M. I. A geração z e as plataformas tecnológicas. Informação & Informação, v. 22, n. 2, p. 371-388, 2017. DOI: 10.5433/1981-8920.2017v22n2p371 Acesso em: 22 ago. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorA geração z e as plataformas tecnológicas
REIS, Elismar Vicente dos; TOMAÉL, Maria Inês
Informação & Informação, n. 2, v. 22, p. 371-388, 2017. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31460 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5433/1981-8920.2017v22n2p371 (pt-BR) 3
TítuloA geração z e as plataformas tecnológicas (pt-BR) 3
AutorREIS, Elismar Vicente dos (pt-BR) 1
AutorTOMAÉL, Maria Inês (pt-BR) 1
Link de acessohttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/31460/22018 (pt-BR) 3
EdiçãoInformação & Informação, n. 2, v. 22, 2017. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoInformação & Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2017-10-29 (pt-BR) 1
hasAbstractIntrodução: O crescimento exponencial da área de informática, do processamento e distribuição da informação possibilita aos integrantes da Geração Z o acesso a um vasto universo de informações sobre diversos assuntos. Objetivo: Verificar a participação da Geração Z nas plataformas tecnológicas, realizado com alunos do 3º e 4º anos de uma escola federal de ensino médio no norte do Paraná. Metodologia: Análise de Redes Sociais (ARS), que possibilitou verificar o nível de interação e compartilhamento de informação por meio de dispositivos tecnológicos, e a técnica de Grupo Focal (GF), feita por temas e categorias, embasada na análise de conteúdo. Resultados: O ato de permanecer online favorece a sensação de proximidade com outros indivíduos, fator considerado importante no acesso à informação e na possibilidade de atualização imediata dos acontecimentos. Por manterem o hábito de utilização de tecnologia, a Geração Z está acostumada a contatos constantes, acesso fácil e rápido a informação, e por isso sentiriam dificuldade em se desfazer de plataformas como smartphones. Conclusões: As condutas frente às plataformas tecnológicas são vistas mais como ações cotidianas do que como hábitos essenciais, embora identifiquem que a falta da tecnologia pode privá-los de oportunidades. Mesmo habituados aos processos tecnológicos de comunicação e informação, o grupo aqui pesquisado não considera que nasceu junto com a tecnologia, mas foram se adaptando a ela. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_31460#00020.pdf () 1
hasIdA geração z e as plataformas tecnológicas
REIS, Elismar Vicente dos; TOMAÉL, Maria Inês
Informação & Informação, n. 2, v. 22, p. 371-388, 2017. (Artigo) () 3
hasPageEnd388 (pt-BR) 1
hasPageStart371 (pt-BR) 1
SourceInformação & Informação; v. 22, n. 2 (2017); 371-388 (pt-BR) 3
Source1981-8920 (pt-BR) 3
TemaCompartilhamento da Informação (pt-BR) 1
TemaDispositivo Móvel (pt-BR) 1
TemaAnálise de Rede Social (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1