A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0

A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0 :: Brapci 2.0
[Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 18, n. 36 (2013); 129-156]
Artigo
A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0

Resumo: http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p129 apresenta breves considerações sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação no trabalho docente do ensino de Biblioteconomia no Brasil e aborda a prática pedagógica na área a partir dos suportes tecnológicos com ênfase no uso de recursos da web 2.0 no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de contribuir com a discussão descreve um experimento, baseado em uma prática pedagógica interativa, desenvolvido durante a realização da disciplina “Informática aplicada à Biblioteconomia II” do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no primeiro semestre do ano de 2011. Por meio de uma abordagem netnográfica, as discussões em torno da disciplina postadas no microblog Twitter foram monitoradas, com o propósito de averiguar a possibilidade do uso de recursos da web 2.0 como aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Ao todo foram identificados 514 tweets e pelo perfil de compartilhamento (distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do dia) e das conversações estabelecidas (mentions, replies, e retweets) considera que a ferramenta utilizada confirma a lógica de um recurso baseado no contexto da web 2.0, que por sua premissa de interação e colaboração, facilita a participação e engajamento dos alunos na disciplina. A aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto discutido ultrapassou as limitações espaço-temporal da sala de aula foi identificada, bem como o envolvimento ativo e exercício da autonomia por parte dos alunos. Conclui-se que, pensar a educação no contexto de uma constante evolução tecnológica altera de forma significativa as práticas pedagógicas e exige uma postura de contínua reformulação do trabalho docente

Palavras-chave: Ciência da Informação. Biblioteconomia. Prática Pedagógica. Ensino de Biblioteconomia. Web 2.0.



Como citar
ARAÚJO, R. F. A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 18, n. 36, p. 129-156, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p129 Acesso em: 17 set. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorA prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. 36, v. 18, p. 129-156, 2013. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p129 (pt-BR) 3
IdentificadorDOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n36p129 (pt-BR) 3
TítuloA prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0 (pt-BR) 3
AutorARAÚJO, Ronaldo Ferreira de (pt-BR) 1
Link de acessohttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n36p129/24525 (pt-BR) 3
EdiçãoEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. 36, v. 18, 2013. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoEncontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2013-04-17 (pt-BR) 1
hasAbstracthttp://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n36p129 apresenta breves considerações sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação no trabalho docente do ensino de Biblioteconomia no Brasil e aborda a prática pedagógica na área a partir dos suportes tecnológicos com ênfase no uso de recursos da web 2.0 no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de contribuir com a discussão descreve um experimento, baseado em uma prática pedagógica interativa, desenvolvido durante a realização da disciplina “Informática aplicada à Biblioteconomia II” do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no primeiro semestre do ano de 2011. Por meio de uma abordagem netnográfica, as discussões em torno da disciplina postadas no microblog Twitter foram monitoradas, com o propósito de averiguar a possibilidade do uso de recursos da web 2.0 como aportes metodológicos ao ensino da disciplina. Ao todo foram identificados 514 tweets e pelo perfil de compartilhamento (distribuição das mensagens por mês, dia da semana e horário do dia) e das conversações estabelecidas (mentions, replies, e retweets) considera que a ferramenta utilizada confirma a lógica de um recurso baseado no contexto da web 2.0, que por sua premissa de interação e colaboração, facilita a participação e engajamento dos alunos na disciplina. A aprendizagem distributiva e contínua na qual o assunto discutido ultrapassou as limitações espaço-temporal da sala de aula foi identificada, bem como o envolvimento ativo e exercício da autonomia por parte dos alunos. Conclui-se que, pensar a educação no contexto de uma constante evolução tecnológica altera de forma significativa as práticas pedagógicas e exige uma postura de contínua reformulação do trabalho docente (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_25749#00016.pdf () 1
hasIdA prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. 36, v. 18, p. 129-156, 2013. (Artigo) () 3
hasPageEnd156 (pt-BR) 1
hasPageStart129 (pt-BR) 1
SourceEncontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 18, n. 36 (2013); 129-156 (pt-BR) 3
Source1518-2924 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
TemaPrática Pedagógica (pt-BR) 1
TemaEnsino de Biblioteconomia (pt-BR) 1
TemaWeb 2.0 (pt-BR) 1
TemaTwitter (en) 1