As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva

As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva :: Brapci 2.0
[Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 2, No 1 (2007)]
Resumo de Artigo Científico
As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva

Resumo: O mapeamento das redes sociais permite a visualização das ligações entre atores no ambiente organizacional, constituindo-se, assim, importante recurso para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Neste artigo, resultado de um estudo teórico, apresentamos as redes sociais como um dos instrumentos para o processo de inteligência competitiva, com o objetivo de evidenciar a inter-relação entre eles e demonstrar sua complementaridade. Os resultados indicam que as redes sociais colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional voltada para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, o mapeamento das redes possibilita rastrear os fluxos da informação, permitindo a identificação da estrutura informacional que permeia o ambiente da organização. Assim, as redes sociais podem contribuir, de forma efetiva, para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e, conseqüentemente, para o funcionamento do contexto organizacional. Acesso ao texto completo (PDF)

Palavras-chave: Ciência da Informação. Inteligência Competitiva. Rede Social. Estratégia Organizacional.



Como citar
ALCARá, A. R.; TANZAWA, E. C. L.; CHIARA, I. G. D.; TOMAÉL, M. I.; UCHOA JUNIOR, P. P. M.; HECKLER, V. C.; RODRIGUES, J. L.; VALENTE, S. S. As redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 2, n. 1, 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/27065>. Acesso em: 22 ago. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAs redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva
ALCARá, Adriana Rosecler; TANZAWA, Elaine Cristina Liviero; CHIARA, Ivone Guerreiro Di; TOMAÉL, Maria Inês; UCHOA JUNIOR, Plínio Pinto de Mendonça; HECKLER, Valéria Cristina; RODRIGUES, Jorge Luis; VALENTE, Sulamita da Silva
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 2, 2007. (Resumo de Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/8046 (pt-BR) 3
TítuloAs redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva (pt-BR) 3
AutorALCARá, Adriana Rosecler (pt-BR) 1
AutorTANZAWA, Elaine Cristina Liviero (pt-BR) 1
AutorCHIARA, Ivone Guerreiro Di (pt-BR) 1
AutorTOMAÉL, Maria Inês (pt-BR) 1
AutorUCHOA JUNIOR, Plínio Pinto de Mendonça (pt-BR) 1
AutorHECKLER, Valéria Cristina (pt-BR) 1
AutorRODRIGUES, Jorge Luis (pt-BR) 1
AutorVALENTE, Sulamita da Silva (pt-BR) 1
EdiçãoPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 2, 2007. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (pt-BR) 1
SessãoResumo de Artigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2007-07-08 (pt-BR) 1
hasAbstractO mapeamento das redes sociais permite a visualização das ligações entre atores no ambiente organizacional, constituindo-se, assim, importante recurso para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Neste artigo, resultado de um estudo teórico, apresentamos as redes sociais como um dos instrumentos para o processo de inteligência competitiva, com o objetivo de evidenciar a inter-relação entre eles e demonstrar sua complementaridade. Os resultados indicam que as redes sociais colaboram para o fortalecimento da cultura organizacional voltada para o compartilhamento da informação e do conhecimento. Além disso, o mapeamento das redes possibilita rastrear os fluxos da informação, permitindo a identificação da estrutura informacional que permeia o ambiente da organização. Assim, as redes sociais podem contribuir, de forma efetiva, para a compreensão e elaboração de melhores estratégias para o processo de inteligência competitiva e, conseqüentemente, para o funcionamento do contexto organizacional. Acesso ao texto completo (PDF) (pt-BR) 3
hasIdAs redes sociais como instrumento estratégico para a inteligência competitiva
ALCARá, Adriana Rosecler; TANZAWA, Elaine Cristina Liviero; CHIARA, Ivone Guerreiro Di; TOMAÉL, Maria Inês; UCHOA JUNIOR, Plínio Pinto de Mendonça; HECKLER, Valéria Cristina; RODRIGUES, Jorge Luis; VALENTE, Sulamita da Silva
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 1, v. 2, 2007. (Resumo de Artigo Científico) () 3
SourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 2, No 1 (2007) (pt-BR) 3
Source1981-0695 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaInteligência Competitiva (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaEstratégia Organizacional (pt-BR) 1