Empreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural :: Brapci 2.0
[RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 224-237]
Artigo Cbbd 2015
Empreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural

Resumo: O trabalho aborda o empreendedorismo na Biblioteconomia, a partir das conexões realizadas na rede social Facebook e apresenta a fanpage Mural Interativo do Bibliotecário, como palco que inspirou essas ações empreendedoras que levaram à criação da marca T-shirts MURAL. Apresenta o ambiente das redes sociais como celeiro de inovação e criatividade a partir das conexões que propiciam a comunicação, a socialização, a interação, a colaboração e a criação de conteúdos. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa está pautada na revisão de literatura sobre: empreendedorismo, e-comercce e redes sociais. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa empírica quanto aos meios, e descritiva e exploratória quanto aos fins. É considerada descritiva, uma vez que relata as relações biblioteconômicas ocorridas na fanpage Mural Interativo do Bibliotecário e as ações empreendedoras que criaram a marca T-shirts MURAL. É também exploratória, na medida em que utiliza as métricas disponibilizadas no Facebook Insights para analisar e quantificar essas relações. Ressalta, ao final, que o engajamento da marca T-shirts MURAL dentro da rede social e entre os bibliotecários foi favorecido pela vinculação com a fanpage Mural Interativo do Bibliotecário, além do forte sentimento de valorização profissional embutido em cada modelo de t-shirts lançado pela marca.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Rede Social. E-comercce. Biblioteconomia. Segmentação de Mercado.



Como citar
BEZERRA, F. M. P. Empreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 11, n. Especial, p. 224-237, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/262>. Acesso em: 27 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorEmpreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural
BEZERRA, Fabíola Maria Pereira
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, n. Especial, v. 11, p. 224-237, 2015. (Artigo Cbbd 2015) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/507 (pt-BR) 3
TítuloEmpreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural (pt-BR) 3
AutorBEZERRA, Fabíola Maria Pereira (pt-BR) 1
Link de acessohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/507/426 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, n. Especial, v. 11, 2015. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo Cbbd 2015 (pt-BR) 1
Disponibilizado2016-05-04 (pt-BR) 1
hasAbstractO trabalho aborda o empreendedorismo na Biblioteconomia, a partir das conexões realizadas na rede social Facebook e apresenta a fanpage Mural Interativo do Bibliotecário, como palco que inspirou essas ações empreendedoras que levaram à criação da marca T-shirts MURAL. Apresenta o ambiente das redes sociais como celeiro de inovação e criatividade a partir das conexões que propiciam a comunicação, a socialização, a interação, a colaboração e a criação de conteúdos. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa está pautada na revisão de literatura sobre: empreendedorismo, e-comercce e redes sociais. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa empírica quanto aos meios, e descritiva e exploratória quanto aos fins. É considerada descritiva, uma vez que relata as relações biblioteconômicas ocorridas na fanpage Mural Interativo do Bibliotecário e as ações empreendedoras que criaram a marca T-shirts MURAL. É também exploratória, na medida em que utiliza as métricas disponibilizadas no Facebook Insights para analisar e quantificar essas relações. Ressalta, ao final, que o engajamento da marca T-shirts MURAL dentro da rede social e entre os bibliotecários foi favorecido pela vinculação com a fanpage Mural Interativo do Bibliotecário, além do forte sentimento de valorização profissional embutido em cada modelo de t-shirts lançado pela marca. (pt-BR) 3
hasFileStorage_repository/1/2018/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_507#00001.pdf () 1
hasIdEmpreendedorismo na biblioteconomia em tempos de conexões digitais: o caso da marca t-shirts mural
BEZERRA, Fabíola Maria Pereira
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, n. Especial, v. 11, p. 224-237, 2015. (Artigo Cbbd 2015) () 3
hasPageEnd237 (pt-BR) 1
hasPageStart224 (pt-BR) 1
SourceRBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD; 224-237 (pt-BR) 3
Source1980-6949 () 3
Source0100-0691 () 3
TemaEmpreendedorismo (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaE-comercce (pt-BR) 1
TemaBiblioteconomia (pt-BR) 1
TemaSegmentação de Mercado (pt-BR) 1