Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação :: Brapci 2.0
[Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 1, No 2 (2006)]
Resumo de Artigo Científico
Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação

Resumo: Este artigo apresenta a Análise de Redes Sociais (ARS) como um método a ser aplicado em estudos na ciência da informação (CI), inclusive para a compreensão da estruturação da pesquisa nessa área do conhecimento. Esta é, normalmente, apresentada como uma área do conhecimento interdisciplinar, e as diferentes linhas de pesquisa existentes nos Programas de Pós-Graduação, no Brasil, recebem influências de diferentes áreas do conhecimento. A aplicação da ARS no estudo da rede de co-autoria dos professores do PPGCI/UFMG permite tanto a apresentação do método, quanto a obtenção de resultados empíricos para alimentar a discussão sobre a CI. As redes de colaboração entre os professores refletem, em tese, a participação em programas de pesquisa da área. A colaboração entre professores das diferentes linhas se relaciona com a integração das diferentes interdisciplinaridades que elas apresentam. O artigo expõe, inicialmente, uma discussão sobre a interdisciplinaridade na CI; em seguida dá uma visão geral da ARS e apresenta estudos da área, destacando-se a análise de redes de co-autoria. Finalmente, descreve-se a metodologia da pesquisa e os principais resultados obtidos da ARS. A conclusão destaca os resultados e reforça a importância da ARS como método para a CI, o qual pode ser explorado com sucesso, inclusive em pesquisas sobre redes de co-autoria e interdisciplinaridade. Acesso ao texto completo (PDF)

Palavras-chave: Ciência da Informação. Rede Social. Metodologia. Interdisciplinaridade. Rede de Co-autoria.



Como citar
SILVA, A. B. O. E.; MATHEUS, R. F.; PARREIRAS, F. S.; PARREIRAS, T. A. S. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/24639>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Compartilhe
propriedadevalor
DescritorAnálise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação
SILVA, Antonio Braz de Oliveira e; MATHEUS, Renato Fabiano; PARREIRAS, Fernando Silva; PARREIRAS, Tatiane A. Silva
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 2, v. 1, 2006. (Resumo de Artigo Científico) (pt-BR) 3
Identificadorhttp://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/8372 (pt-BR) 3
TítuloAnálise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação (pt-BR) 3
AutorSILVA, Antonio Braz de Oliveira e (pt-BR) 1
AutorMATHEUS, Renato Fabiano (pt-BR) 1
AutorPARREIRAS, Fernando Silva (pt-BR) 1
AutorPARREIRAS, Tatiane A. Silva (pt-BR) 1
EdiçãoPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 2, v. 1, 2006. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (pt-BR) 1
SessãoResumo de Artigo Científico (pt-BR) 1
Disponibilizado2007-01-17 (pt-BR) 1
hasAbstractEste artigo apresenta a Análise de Redes Sociais (ARS) como um método a ser aplicado em estudos na ciência da informação (CI), inclusive para a compreensão da estruturação da pesquisa nessa área do conhecimento. Esta é, normalmente, apresentada como uma área do conhecimento interdisciplinar, e as diferentes linhas de pesquisa existentes nos Programas de Pós-Graduação, no Brasil, recebem influências de diferentes áreas do conhecimento. A aplicação da ARS no estudo da rede de co-autoria dos professores do PPGCI/UFMG permite tanto a apresentação do método, quanto a obtenção de resultados empíricos para alimentar a discussão sobre a CI. As redes de colaboração entre os professores refletem, em tese, a participação em programas de pesquisa da área. A colaboração entre professores das diferentes linhas se relaciona com a integração das diferentes interdisciplinaridades que elas apresentam. O artigo expõe, inicialmente, uma discussão sobre a interdisciplinaridade na CI; em seguida dá uma visão geral da ARS e apresenta estudos da área, destacando-se a análise de redes de co-autoria. Finalmente, descreve-se a metodologia da pesquisa e os principais resultados obtidos da ARS. A conclusão destaca os resultados e reforça a importância da ARS como método para a CI, o qual pode ser explorado com sucesso, inclusive em pesquisas sobre redes de co-autoria e interdisciplinaridade. Acesso ao texto completo (PDF) (pt-BR) 3
hasIdAnálise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação
SILVA, Antonio Braz de Oliveira e; MATHEUS, Renato Fabiano; PARREIRAS, Fernando Silva; PARREIRAS, Tatiane A. Silva
Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, n. 2, v. 1, 2006. (Resumo de Artigo Científico) () 3
SourcePesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; Vol. 1, No 2 (2006) (pt-BR) 3
Source1981-0695 (pt-BR) 3
TemaCiência da Informação (pt-BR) 1
TemaRede Social (pt-BR) 1
TemaMetodologia (pt-BR) 1
TemaInterdisciplinaridade (pt-BR) 1
TemaRede de Co-autoria (pt-BR) 1