O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos :: Brapci 2.0
[RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 14, n. 2 (2018); 176-196]
Artigo
O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Resumo: Discorre sobre o marketing em unidades de informação com atenção especial ao marketing digital e as métricas de mídias sociais.  Verifica o uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação por meio de um estudo de caso do uso e atuação da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (PBEGR) no Facebook. Analisa o desempenho da página expresso nos indicadores de audiência, engajamento, influência e conversão utilizados para mensurar estratégias do marketing digital. Os resultados indicam o quantitativo de 1728 curtidas na página da biblioteca com predominância de publicações sobre eventos organizados pela BPEGR (48%). O desempenho das postagens indicam um valor total de interações com usuários no período analisado de 713 curtidas, 263 compartilhamentos e apenas 16 comentários. Os dados apontam a visibilidade percebida e o grau de autoridade da biblioteca perante os usuários tendo em vista o conteúdo publicado, considerando se houve alcance dos resultados dessas estratégias. Considera-se que as mídias sociais podem sim mobilizar os cidadãos a buscarem a biblioteca pública como uma instituição promotora de conhecimento, lazer e troca social, fazendo com que a biblioteca pública cumpra seu papel enquanto unidade de informação e que para tanto a biblioteca precisa traçar estratégias mais claras de sua utilização e avaliação

Palavras-chave: Rede Social. Marketing. Marketing Digital. Social Media Marketing. Biblioteca Pública.



Como citar
ARAÚJO, R. F.; ARAúJO, J. O. O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da biblioteca pública estadual graciliano ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, p. 176-196, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1641>. Acesso em: 22 ago. 2019.

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DescritorO uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de; ARAúJO, Janiele Oliveira
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, n. 2, v. 14, p. 176-196, 2018. (Artigo) (pt-BR) 3
Identificadorhttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738 (pt-BR) 3
TítuloO uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (pt-BR) 3
AutorARAÚJO, Ronaldo Ferreira de (pt-BR) 1
AutorARAúJO, Janiele Oliveira (pt-BR) 1
Link de acessohttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/738/1042 (pt-BR) 3
EdiçãoRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, n. 2, v. 14, 2018. (pt-BR) 2
Nome da PulicaçãoRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (pt-BR) 1
SessãoArtigo (pt-BR) 1
Disponibilizado2018-05-09 (pt-BR) 1
hasAbstractDiscorre sobre o marketing em unidades de informação com atenção especial ao marketing digital e as métricas de mídias sociais.  Verifica o uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação por meio de um estudo de caso do uso e atuação da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos (PBEGR) no Facebook. Analisa o desempenho da página expresso nos indicadores de audiência, engajamento, influência e conversão utilizados para mensurar estratégias do marketing digital. Os resultados indicam o quantitativo de 1728 curtidas na página da biblioteca com predominância de publicações sobre eventos organizados pela BPEGR (48%). O desempenho das postagens indicam um valor total de interações com usuários no período analisado de 713 curtidas, 263 compartilhamentos e apenas 16 comentários. Os dados apontam a visibilidade percebida e o grau de autoridade da biblioteca perante os usuários tendo em vista o conteúdo publicado, considerando se houve alcance dos resultados dessas estratégias. Considera-se que as mídias sociais podem sim mobilizar os cidadãos a buscarem a biblioteca pública como uma instituição promotora de conhecimento, lazer e troca social, fazendo com que a biblioteca pública cumpra seu papel enquanto unidade de informação e que para tanto a biblioteca precisa traçar estratégias mais claras de sua utilização e avaliação (pt-BR) 3
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